Durante muito tempo, o papel da mulher na sociedade esteve voltado a uma condição subalterna, de servidão, na qual as tarefas domésticas eram as únicas habilidades que elas podiam exercer na sociedade. Mas aos poucos, essa condição foi mudando. No mundo corporativo, cada vez mais, as mulheres estão à frente de projetos em diversas áreas e ocupam cargos de chefia e liderança nas empresas.

Celebrado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher sempre traz consigo reflexões sobre o papel da mulher na sociedade, suas lutas e conquistas, mas também que ainda há para se conquistar. Infelizmente o Brasil é recordista em casos de violência contra a mulher, reflexo de uma cultura em que são relegadas a uma condição inferior ao homem. Porém, diariamente as mulheres provam justamente o contrário.

No ambiente corporativo, as mulheres cada vez mais desempenham funções de comando, se destacando pelo profissionalismo com que conduzem as demandas diárias. Já está se tornando comum, as mulheres que são CEO de grandes empresas.

Mas a força da mulher está além do ambiente corporativo e das empresas. Quando falamos de Diversidade, não podemos esquecer das Mulheres Portadoras de Deficiência, que além de jogarem o termo pejorativo “sexo frágil” para escanteio, superam obstáculos diários para alcançarem seus objetivos e literalmente “passam por cima” de qualquer limitação que é imposta pela sociedade.

Mulheres Inspiradoras

É com garra e determinação, que muitas destas mulheres se tornaram palestrantes motivacionais, levando a todos os cantos do Brasil, seu exemplo de força interior e persistência, que inspiram milhares de outras mulheres e homens por onde passam.

São histórias emocionantes, que chegam ao público através da Converger, pioneira em oferecer palestras motivacionais com ênfase na Diversidade, e que também é pioneira em incluir mulheres em seu grupo de palestrantes motivacionais. Conheça um pouco mais sobre cada uma dessas palestrantes:

Susana Schnarndorf Diagnosticada com uma doença rara, a síndrome de ShyDrager, ela teve que readaptar sua vida para se dedicar aos esportes. Sem pensar em desistir, Susana, que já havia participado de 13 edições do Iron Man, se dedicou ainda mais à natação, tornando-se uma atleta vitoriosa nas piscinas paralímpicas. Desde então, vem colecionando vitórias, como o título mundial nos 100 metros peito e a terceira colocação nos 400 metros livres no Mundial de Natação em 2013. Já nos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro, em 2016, ela conquistou a medalha de prata no revezamento misto.

Fernanda HonoratoSemprecom um sorriso nos lábios, é a primeira repórter portadora de Síndrome de Down do Brasil. Ela já participou de diversos programas de TV e entrevistou inúmeras celebridades. Articulada e independente, ela viaja pelo país, realizando palestras e espalhando simpatia por onde passa.

Eliete Oliveira – Com mais de 25 anos de experiência na área de Recursos Humanos, pós-graduanda em Psicologia Positiva pela PUC, Eliete atua como Business Influencer e Consultora de carreira, transição e desenvolvimento profissional. Linkedin Top Voice em 2018, com mais de 500 mil seguidores, ela ministra palestras sobre Psicologia Positiva, a bordando Bem-estar e felicidade.

Sara Bentes É cantora, compositora, escritora e atriz, premiada internacionalmente, com shows nos Estados Unidos, Inglaterra, Tailândia, Argentina, Suécia, Turquia e Itália; tem 3 livros e 4 discos lançados. Deficiente visual, ela professora de canto para todos e tem um canal no youtube., o objetivo e promover autoestima e melhora na qualidade de vida.

Eu sua palestra show, Sara canta alguns sucessos e fala sobre inclusão, igualdade, oportunidade, empreendedorismo fé autoestima, provando que podemos alcançar tudo que desejamos se nosso proposito for genuíno. 

Camille Rodrigues – Detentora de vários recordes nacionais, a nadadora paralímpica foi a responsável pela coreografia de abertura dos 45 anos do Programa Fantástico. Influenciadora digital, possui mais de 400 mil seguidores no Instagram, Facebook e Youtube, onde fala sobre a superação de obstáculos e qualidade de vida. Camille, da um show em sua palestra, pura energia motivacional.    

Flávia Cintra – Exemplo de superação e resiliência, Flávia ficou tetraplégica aos 18 anos, após um acidente de carro. Entretanto, ela decidiu que isso não a impediria de concretizar seus sonhos. Foi assim que ela se formou jornalista e ativista pelos direitos das pessoas com deficiência. É repórter do programa Fantástico, da TV Globo, desde 2010. Em 2009 foi consultora da novela “Viver a Vida” que teve a personagem Luciana (Alinne Morais) baseada em sua história de vida. Se tornou mães de gêmeos, desmistificando os mitos a respeito de gravidez para mulheres deficientes.

É autora do livro Maria de Rodas, onde relata sua experiência com a maternidade. Até 2006 foi vice presidente do Instituto Paradigma. Foi membro do comitê Ad Hoc criado pela ONU para elaboração do conteúdo da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, aprovada em 2007.

É palestrante frequente em eventos dedicados a temática dos direitos humanos, diversidade e da inclusão social.

Mel Reis – A paixão pela dança começou cedo, em modalidades como balé clássico, jazz e Hip Hop e Dança contemporânea. Nem mesmo a amputação da perna esquerda após um acidente de moto interrompeu sua atuação como bailarina. Com uma prótese que ela mesma desenhou, Mel voltou a usar sapatilha de ponta, e voltou aos palcos. Ela também é fundadora do Instituto de Artes Inclusivas Mel Reis (IAI Mel Reis), que promove através da arte a reabilitação de pessoas com deficiência resultante de trauma físico. Em sua palestra, Mel além de mostra que tudo é possível se você se você acreditar, apresenta sua arte, dançando para o público.

Tayná Leite – Palestrante, mentora de mulheres, mãe do Cacá, escritora, consultora da ONU Mulheres, tendo atuado por mais de 10 anos no mercado corporativo. É desse modo que Tayná se tornou referência profissional e ativista dos direitos das mulheres, trabalhando com diversidade e inclusão, através de palestras, mentorias e treinamentos.

Andrea SchwarzQuando se fala em empreendedorismo social no Brasil, seu nome está no topo da lista. Influenciadora digital, encabeçou o seleto grupo do Linkedin Top Voice Brasil em 2019. Além disso, é CEO da IIgual (Inclusão e Diversidade), empresa que trabalha pela Diversidade e inclusão profissional no Brasil. Casada, mãe de dois filhos, Andréa aborda em suas palestras temas como liderança, empreendedorismo,

Luana Genó – Figurando entre as 20 personalidades mais influentes do Linkedin no Brasil, Luana é fundadora do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), mestra em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET-RJ e autora do livro “Sim à Igualdade Racial”, Colunista da Revista Ela do Jornal O Globo, Foi voluntária de marketing na campanha de Barack Obama, Fluente em francês e inglês, atua como palestrante no Brasil, França, Estados Unidos e Sri Lanka,  sendo atualmente uma das principais vozes no combate à discriminação racial no Brasil, atuando como palestrante dentro e fora do Brasil.

Maitê Schneider – Ativista pelos direitos da população transgênera, Maitê é uma das responsáveis pela Abrat (Associação Brasileira de Transgêneros), que promove a educação e o combate à evasão escolar da população trans. Ela também fundou a Transempregos, que promove a empregabilidade para profissionais transgêneros. Atualmente atua como palestrante em diversos países, sendo uma das mulheres mais influentes do segmento LGBTQI. Em 2019, entrou no Linkedin Top Voice, lista que inclui os nomes mais influentes da rede social no Brasil. Maitê já contou sua trajetória em mais de 300 palestras por todo Brasil, impactando milhares de pessoas.

Maria Eduarda Aguiar – Aos 37 anos ela se tornou uma das principais vozes em defesa da população LGBTQI no Brasil. Formada em Direito, ela deu início ao processo de transição de gênero. A partir daí, começou sua militância e enfrentou diversas barreiras, inclusive na família. Maria Eduarda é a primeira advogada brasileira a pedir a inclusão do nome social na carteira da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Inspiração diária

Pontuei alguns exemplos de mulheres que superaram inúmeras situações para se destacarem em suas áreas de atuação, mas não poderia deixar de citar o exemplo de milhares de mulheres pelo Brasil batalham para conquistar o pão de cada dia e que muitas vezes não são lembradas. São mães, esposas, profissionais, que tem jornadas duplas, às vezes até triplas em sua rotina.

São resilientes por natureza e merecem o nosso respeito e admiração. Só para citar um exemplo, é cada vez maior o número de residências em que a mulher é a chefe da família, responsável não só pelo sustento, mas também pela educação dos filhos e afazeres domésticos. Quando você se queixar de que anda muito atarefado, pense no exemplo destas mulheres.

Neste Dia Internacional da Mulher, quero parabenizar a cada brasileira que leva o sustento para o seu lar com o esforço do seu trabalho e que mantém viva a busca por seus sonhos. Essa dose de motivação diária é inspiração para cada um de nós, que reclamamos diante de determinados desafios, que muitas vezes enxergamos como dificuldades, mas ao ver ao tomarmos conhecimento da história de vida como estas, percebemos que para chegar ao topo da montanha, é preciso coragem, planejamento e força interior.  

Já está no ar o 1º vídeo de Stand up Comedy totalmente acessível do Brasil - 1º vídeo de Stand up Comedy totalmente acessível do Brasil

1º vídeo de Stand up Comedy totalmente acessível do Brasil

É possível que você já tenha assistido um vídeo na internet com audiodescrição, legenda ou mesmo com intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Mas um único material que reúna

Como contratar um palestrante paralímpico - Como contratar um palestrante paraolímpico?

Como contratar um palestrante paraolímpico?

Exemplo de superação, o atleta paraolímpico também se destaca como palestrante motivacional. Sua história de vida e o caminho percorrido até a glória no esporte são um ótimo enredo para

Por que contratar uma palestra sobre diversidade e humor

Por que contratar uma palestra sobre diversidade e humor?

Rir é o melhor remédio! Tal frase pode parecer clichê, mas faz todo sentido neste momento difícil que vivemos em função da pandemia do Covid-19. Desse modo, pode um palestrante

2 QUAL A RELACAO ENTRE FLAR EM PUBLICO E A AUTOESTIMA 768x768 1 - Qual a relação entre falar em público e a autoestima?

Qual a relação entre falar em público e a autoestima?

Para algumas pessoas somente pensar em ter que preparar uma apresentação, participar de uma grande reunião ou mesmo de uma conferência empresarial, em que será necessário falar em público, que

Como contratar um palestrante LGBTQI+

Como contratar um palestrante LGBTQI+?

Entre as grandes transformações pelas quais o mundo vem passando nos últimos 10 anos, a aceitação da comunidade LGBTQI+ na sociedade merece destaque. Entretanto, quantos palestrantes LGBTQI+ você conhece? Se

AVANCE NA SUA CARRERIA PROFISSIONAL - Avance na sua carreira profissional. Seja um palestrante!

Avance na sua carreira profissional. Seja um palestrante!

Estudar, buscar novas áreas de conhecimento, se aprofundar em assuntos de seu interesse profissional e evoluir na carreira que escolheu para a vida. Todos são conselhos valiosos para quem deseja

VOCE-SABE-COMO-TRANSFORMAR-OBJETIVOS-EM-RESULTADOS

Você sabe como transformar objetivos em resultados?

Boa parte do trabalho de um palestrante motivacional é feito de maneira solitária. Questões como organização da agenda de palestras e o contato para a geração de leads, lidar com

POR QUE DEVO CONTRATAR UM PALESTRANTE PCD (Pessoa com Deficiência)

Por que devo contratar um palestrante PCD

Nos últimos 30 anos o mundo vem passando por profundas mudanças tecnológicas e comportamentais. Com isso, a Pessoa com deficiência passou a ter o seu espaço na sociedade. Em primeiro

Como ser um palestrante profissional 3 - Como ser um palestrante profissional

Como ser um palestrante profissional

Para ser um palestrante profissional você precisa dispor de empenho e dedicação à sua evolução pessoal e de carreira. Necessita de constante capacitação em sua área de atuação para, assim,

ARTHUR BUGER E LUANA GÉNOT

A importância de contratar palestrantes negros para a sua empresa

Um dos pilares da atividade de um palestrante motivacional são as suas experiências pessoais. E uma situação vivenciada por muitos palestrantes é o racismo. O preconceito racial é sentido de

5 DICAS PARA TER UMA PALESTRA ATRAENTE

5 dicas para ter uma palestra atraente

Neste texto vou te apresentar alguns pontos fundamentais para a preparação de uma palestra de sucesso. Você vai descobrir pontos chaves para chegar o público-alvo e poder sair da exposição

5 tendências para as palestras motivacionais após a pandemia

5 tendências para as palestras motivacionais após a pandemia

Vivemos um período de incertezas e indefinições em função da pandemia do COVID-19. Para o palestrante motivacional é o momento para ampliar os horizontes, estudar e fazer contatos. Porém é

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fechar Menu