VOCÊ TAMBÉM PODE OUVIR ESSE O ARTIGO EM PODCAST

Ser mãe e palestrante. Duas atividades distintas, mas que tem algo em comum: o empoderamento feminino. Em ambas, é preciso ter fibra, garra e determinação. No mês de maio é celebrado o Dia das Mães, e neste artigo, vou mencionar a força das mulheres palestrantes, algumas que são mães, ativistas e empreendedoras. São histórias de sucesso, de mulheres empoderadas que chegaram ao sucesso profissional.

Ser mãe é uma dádiva divina. A oportunidade de gerar a vida é um presente precioso. E se as mulheres tiveram que lutar para deixar a condição de servidão de lado e com talento e determinação se estabeleceram na sociedade e no mercado de trabalho, foi fruto de muita luta, empenho travado durante décadas, para superarem o machismo e o preconceito, para serem respeitadas e terem o devido lugar assegurado na sociedade.

Entretanto, ainda há muito a ser conquistado. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), pelo menos 32 milhões de mulheres chefiam lares no Brasil. Já o SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados, mostra que na região metropolitana de São Paulo, 4 entre 10 lares são chefiados por mulheres.

Em contrapartida, o salário das mulheres segue inferior ao dos homens na maioria das empresas, mesmo em cargos de chefia e liderança. A igualdade de oportunidades é uma grande conquista, mas é preciso também a equiparação salarial, para que as mulheres que são mães solo, um outro triste exemplo da realidade brasileira, tenha condições dignas de cuidar dos filhos.

No caso das mulheres palestrantes motivacionais mulheres, elas encaram uma jornada dupla, muitas vezes tripla de trabalho, isso sem contar as palestrantes que são mães e se dividem entre as palestras, atividades profissionais e a criação dos filhos. Se você costuma reclamar que seu dia é atarefado, pense nestas mulheres abordadas abaixo. São exemplos de sucesso e determinação para todos nós. Além de palestrantes, todas elas são envolvidas com outras atividades que promovem o empoderamento feminino. Inclusive realizam palestras sobre empoderamento feminino.

Exemplos de luta e perseverança

A mulher palestrante enfrenta muitos obstáculos em sua trajetória. Durante muito tempo, o papel da mulher na sociedade esteve voltado a uma condição subalterna, de servidão, na qual as tarefas domésticas eram as únicas habilidades que elas podiam exercer na sociedade. Mas aos poucos, essa condição foi mudando. No mundo corporativo, cada vez mais, as mulheres estão à frente de projetos em diversas áreas e ocupam cargos de chefia e liderança nas empresas, apesar de que muitas mulheres ainda recebem menos que os homens para executar as mesmas funções.

Conheça abaixo histórias inspiradoras de mulheres palestrantes que abordam diferentes temas como empreendedorismo, empoderamento feminino, diversidade, entre outros.

sususus - Mulheres palestrantes e o empoderamento feminino
Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

Susana Schnarndorf – Amante do esporte, Suzana tem no currículo 13 participações no Iron Man, a prova de resistência mais importante do mundo, quando foi diagnosticada com a síndrome de ShyDrager, uma doença rara que prejudica o sistema nervoso autônomo. Por conta disso, ela teve que se readaptar para seguir a vida de esportista. A resposta de Suzana à doença foi uma dedicação ainda maior com a natação, esporte que já praticava, tornando-se umas das principais atletas paraolímpicas do Brasil. Das vitórias que vem acumulando, destacam-se o título mundial nos 100 metros peito e a terceira colocação nos 400 metros livres no Mundial de Natação em 2013. Nos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro, em 2016, ela conquistou a medalha de prata no revezamento misto. Uma vida de dedicação ao esporte, que segue em plena atividade.

FLAVIA FLAVIA FLAVIA  - Mulheres palestrantes e o empoderamento feminino

Flávia Cintra – Jornalista, palestrante e ativista pelos direitos da pessoa com deficiência, Flávia é mãe dos gêmeos Mateus e Mariana. Ela sofreu um acidente de carro aos 18 anos e ficou tetraplégica. A nova realidade não a impediu de exercer sua profissão e de realizar o sonho de ser mãe. Flávia superou os tabus e preconceitos sobre a gestação de mulheres deficientes. Ela narra sua experiência no livro “Maria de Rodas – Delicias e desafios na maternidade de mulheres com deficiência”. Como jornalista, é repórter do Programa Fantástico, desde 2010. Além disso, a série de reportagens sobre acessibilidade   que realizou para o Bom dia São Paulo, se tornou referência para todos que atuam em defesa de igualdade de oportunidades para a pessoa com deficiência.

TYANA BLOG  - Mulheres palestrantes e o empoderamento feminino

Tayná Leite – Uma das principais militantes pelos direitos das Mulheres no Brasil, Tayná é advogada e mãe, atuando como palestrante, escritora, consultora e coach. Autora do livro “Gestar, Parir, Amar: Não é só começar”. Ela se tornou referência no segmento de diversidade e inclusão em Curitiba, onde mora. Desde 2015 Tayná realiza ações de mentoria e coaching, palestras e treinamentos, com foco na equidade e na transformação social de mulheres. Ao longo do tempo, seu trabalho vem apresentando novos horizontes através da capacitação e defesa de seus direitos, combatendo a misoginia, machismo e a violência contra mulheres.

ANDREA BLOG - Mulheres palestrantes e o empoderamento feminino

Andrea Schwarz – CEO da IIgual (Inclusão e Diversidade), empresa que trabalha pela inclusão profissional de profissionais PCD, pela acessibilidade física e digital e inclusão dos deficientes físicos, Andrea está entre os principais nomes do empreendedorismo social no Brasil. Casada e mãe de dois filhos, ela é cadeirante devido a uma má-formação na medula espinhal. Após a fase de readaptação, ela passou a atuar, junto com o marido na recolocação profissional da pessoa com deficiência. Desde então, já são mais de 18 mil pessoas que voltaram ao mercado de trabalho. Atualmente ela integra a lista do Linkedin Top Voice Brasil, que reúne os nomes mais influentes da principal rede social voltada ao mundo corporativo.

LUANA CBLOG - Mulheres palestrantes e o empoderamento feminino

Luana GenóPalestrante, escritora, publicitária e ativista negra, Luana é especialista em Diversidade. Ela fundou o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), que atua em defesa da igualdade racial e diversidade. Atuando como palestrante, ela viaja pelo Brasil e o mundo, defendendo a inclusão de negras e negros no mercado de trabalho. Formada em Publicidade e Propaganda pela PUC-Rio, Luana é mestranda e pesquisadora em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET-RJ. Ano passado, ela passou a integrar o Linkedin Top Voice Brasil, lista das 20 pessoas mais influentes na rede social corporativa, com mais de 550 milhões de usuários no mundo.

MEL BLOG - Mulheres palestrantes e o empoderamento feminino

Mel Reis – Bailarina desde os 12 anos, Mel sofreu um acidente de moto que resultou numa grave fratura na perna esquerda e uma inevitável amputação decorrente de uma infecção. Disposta a seguir seu sonho de s tornar uma profissional da dança, ela desenhou uma prótese que lhe proporcionou a utilização de sapatilha de ponta e conseguindo recuperar os movimentos. Desse modo ela pode praticar o balé, atividade que tanto ama. Palestrante motivacional e Influenciadora Digital, ela fundou o Instituto de Artes Inclusivas (IAI) Mel Reis, instituição que contribui na reabilitação de pessoas com deficiências resultantes de traumas físicos. Além de devolver a dignidade e a autoestima, o trabalho de Mel é uma oportunidade de recomeço para estas pessoas.  

O papel das mulheres na história deve ser respeitado

A história destas mulheres palestrantes motivacionais são fonte de inspiração para todos nós. Cada uma a seu modo, superou dificuldades para chegarem ao topo em suas áreas de atuação. Além das cobranças diárias que enfrentam, as mulheres que se tornaram mães têm uma dedicação com os filhos fora do comum. São a real personificação da palavra amor, em uma sociedade que ainda carrega preconceitos contra a ascensão das mulheres no mercado de trabalho.

Já as mulheres palestrantes, algumas que são mães, abordam em suas palestras a necessidade e relevância do empoderamento feminino na sociedade, que desde cedo deve ser exaltado e apresentado a todas as mulheres, para que possamos cada vez mais construir uma país mais justo e igualitário. Em cada palestra realizada por estas mulheres, fica a certeza de que inspiram milhares de mulheres pelo Brasil a trilharem o caminho do sucesso profissional.

Por isso, minha homenagem a todas as mães do Brasil, que seguem firmes na luta. Feliz Dia das Mães!

Já está no ar o 1º vídeo de Stand up Comedy totalmente acessível do Brasil - 1º vídeo de Stand up Comedy totalmente acessível do Brasil

1º vídeo de Stand up Comedy totalmente acessível do Brasil

É possível que você já tenha assistido um vídeo na internet com audiodescrição, legenda ou mesmo com intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Mas um único material que reúna

Como contratar um palestrante paralímpico - Como contratar um palestrante paraolímpico?

Como contratar um palestrante paraolímpico?

Exemplo de superação, o atleta paraolímpico também se destaca como palestrante motivacional. Sua história de vida e o caminho percorrido até a glória no esporte são um ótimo enredo para

Por que contratar uma palestra sobre diversidade e humor

Por que contratar uma palestra sobre diversidade e humor?

Rir é o melhor remédio! Tal frase pode parecer clichê, mas faz todo sentido neste momento difícil que vivemos em função da pandemia do Covid-19. Desse modo, pode um palestrante

2 QUAL A RELACAO ENTRE FLAR EM PUBLICO E A AUTOESTIMA 768x768 1 - Qual a relação entre falar em público e a autoestima?

Qual a relação entre falar em público e a autoestima?

Para algumas pessoas somente pensar em ter que preparar uma apresentação, participar de uma grande reunião ou mesmo de uma conferência empresarial, em que será necessário falar em público, que

Como contratar um palestrante LGBTQI+

Como contratar um palestrante LGBTQI+?

Entre as grandes transformações pelas quais o mundo vem passando nos últimos 10 anos, a aceitação da comunidade LGBTQI+ na sociedade merece destaque. Entretanto, quantos palestrantes LGBTQI+ você conhece? Se

AVANCE NA SUA CARRERIA PROFISSIONAL - Avance na sua carreira profissional. Seja um palestrante!

Avance na sua carreira profissional. Seja um palestrante!

Estudar, buscar novas áreas de conhecimento, se aprofundar em assuntos de seu interesse profissional e evoluir na carreira que escolheu para a vida. Todos são conselhos valiosos para quem deseja

VOCE-SABE-COMO-TRANSFORMAR-OBJETIVOS-EM-RESULTADOS

Você sabe como transformar objetivos em resultados?

Boa parte do trabalho de um palestrante motivacional é feito de maneira solitária. Questões como organização da agenda de palestras e o contato para a geração de leads, lidar com

POR QUE DEVO CONTRATAR UM PALESTRANTE PCD (Pessoa com Deficiência)

Por que devo contratar um palestrante PCD

Nos últimos 30 anos o mundo vem passando por profundas mudanças tecnológicas e comportamentais. Com isso, a Pessoa com deficiência passou a ter o seu espaço na sociedade. Em primeiro

Como ser um palestrante profissional 3 - Como ser um palestrante profissional

Como ser um palestrante profissional

Para ser um palestrante profissional você precisa dispor de empenho e dedicação à sua evolução pessoal e de carreira. Necessita de constante capacitação em sua área de atuação para, assim,

ARTHUR BUGER E LUANA GÉNOT

A importância de contratar palestrantes negros para a sua empresa

Um dos pilares da atividade de um palestrante motivacional são as suas experiências pessoais. E uma situação vivenciada por muitos palestrantes é o racismo. O preconceito racial é sentido de

5 DICAS PARA TER UMA PALESTRA ATRAENTE

5 dicas para ter uma palestra atraente

Neste texto vou te apresentar alguns pontos fundamentais para a preparação de uma palestra de sucesso. Você vai descobrir pontos chaves para chegar o público-alvo e poder sair da exposição

5 tendências para as palestras motivacionais após a pandemia

5 tendências para as palestras motivacionais após a pandemia

Vivemos um período de incertezas e indefinições em função da pandemia do COVID-19. Para o palestrante motivacional é o momento para ampliar os horizontes, estudar e fazer contatos. Porém é

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fechar Menu