Uma boa história quem é que não gosta de ouvir? A escuta é a melhor maneira de aprender algo novo ou receber aquela dose de inspiração para os desafios diários. Não por acaso, o segmento de palestras motivacionais é um dos mais prolíficos do Brasil. Os palestrantes têm papel fundamental no aperfeiçoamento profissional e motivacional de milhares de colaborares de empresas, estudantes, empreendedores e consultores.

Entretanto, a pandemia de COVID-19 tem aprofundado algumas mudanças na sociedade, como o uso da tecnologia para trabalho e estudo remoto. Para o palestrante, não basta apenas ter boa oratória e dominar o tema da palestra, é fundamental usar a tecnologia ao seu favor. Se o isolamento social veta as palestras com a presença do público, as videoconferências e as lives oferecem um campo amplo de atuação, com possibilidade de atingir milhares de pessoas ao mesmo tempo.

Se você é palestrante motivacional ou deseja enveredar pelo universo das palestras, confira as 7 ferramentas tecnológicas fundamentais para alcançar o sucesso como palestrante. Fazendo o uso correto dos recursos tecnológicos, exercitando a oratória, e claro, ter boas histórias para contar, suas palestras motivacionais serão um sucesso!

1 – Identidade Visual

O primeiro aspecto que o palestrante deve ficar atento é em relação à identidade visual. Há um ditado que diz que a primeira impressão é a que fica. Ou seja, é fundamental a criação de uma persona, que nada mais é do que definir quem é você como palestrante e estabelecer o público alvo: palestras motivacionais, palestras motivacionais com foco em inclusão, palestras com foco na diversidade ou palestras que abordem o empreendedorismo de impacto.

Apresentacao5 1024x576 - 7 estratégias fundamentais para você se tornar um palestrante de sucesso!
Carlos Paes CEO Converger – Mentor de Palestrantes

Se nas palestras presenciais o asseio pessoal é importante, numa transmissão via internet não é diferente. Não é por que você vai produzir o conteúdo em casa que vai estar de pijama, camiseta de time de futebol. Vista-se como se fosse palestrar para uma plateia de 5 mil pessoas. Lembre-se, o palestrante motivacional é um exemplo, uma referência para as outras pessoas. Se o seu estilo é mais despojado, não há problema, mas lembre-se de sempre ter cuidado com a forma como vai se apresentar.

Outro ponto importante é criar a sua logomarca. Pode ser um símbolo, as iniciais do seu nome, mas é importante ter essa identidade visual, que será utilizada em tudo: cartões de visita, banner, fundo de tela nas redes sociais. Uma boa logomarca mostra credibilidade e cuidado com os detalhes, característica fundamental observada pelos contratantes de palestrantes motivacionais. Ainda não criou sua identidade visual? Não perca tempo!

2 – Gestão de Redes Sociais

As redes sociais são hoje, o principal canal de comunicação de um palestrante motivacional. Com milhões de usuários em todo o mundo, Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter são fundamentais para divulgar palestras, manter contato com o público-alvo do palestrante, publicar conteúdos relacionados as palestras e publicar vídeos. Porém, o gerenciamento de redes sociais não consiste apenas em fazer postagens ou interagir com seguidores. É preciso ser estratégico.

Instagran @carlospaesoficial 1 - 7 estratégias fundamentais para você se tornar um palestrante de sucesso!
@carlospaesoficial

Cada uma das redes sociais citadas acima têm suas particularidades e devem ser gerenciadas de modo específico.Esqueça a ideia de replicar as publicações do Instagram no Facebook e Linkedin, cada uma, demanda um olhar único, com estratégias definidas para terem êxito. De preferência, esteja presente com sua persona em todas as redes sociais, mas não confunda a persona, com o seu perfil pessoal

E aqui chegamos a um ponto importante. A interação nas redes sociais é fundamental para o engajamento das páginas e a relevância dos conteúdos postados, mas jamais caia na tentação de entrar em polêmicas. Se atenha a falar sobre o objeto das suas palestras, aponte tendências, promova discussões sadias. Nada de falar sobre política, futebol ou religião. Não é que você não possa falar sobre estes assuntos, mas enquanto palestrante que promove o conhecimento e inspira as pessoas, evite falar sobre assuntos que em nada vão agregar nas suas palestras.

3 – E-mail Marketing

Quem diria que em 2020 o e-mail ainda teria relevância? Sim o e-mail é uma ferramenta preciosa e confiável, recomendada pela maioria dos usuários de internet. Receber um e-mail é como ter em mãos um documento, que você guarda e consulta quando é necessário. Neste sentido, o e-mail marketing é ainda mais importante, por que vai direcionar os conteúdos a um seleto grupo de pessoas.

Ter uma boa lista de contatos é fundamental para o e-mail marketing ser assertivo. Portanto, invista em conhecer o seu público alvo e promova ações que gerem engajamento. Promova ações para ter o contato dos seus apoiadores sempre à mão. Crie um newsletter e envie conteúdos relevantes com uma boa periodicidade, falando sobre as próximas palestras e promovendo enquetes com temas para palestras futuras.

Lembre-se a rede de contatos é o bem mais precioso que o palestrante nestes tempos de atuação via internet. A sua lista de e-mails deve ser ampliada constantemente, para que você possa interagir cada vez com mais pessoas e levar a sua palestra a um número cada vez maior de pessoas. Comece a ampliar sua rede de contatos hoje mesmo!

4 – Site/Blog

Com a velocidade das transformações promovidas pela internet, muitas pessoas imaginavam que manter um site ou blog era algo ultrapassado. Ledo engano. A constate disseminação de notícias falsas pelas redes sociais levam as pessoas a cada vez mais buscarem fontes confiáveis de informação. Você palestrante ou que aspira realizar palestras não pode abrir mão deste recurso.

rrrrrrrrrrrrrrrrrrtttttttttttttttt 1024x503 - 7 estratégias fundamentais para você se tornar um palestrante de sucesso!
Jeffinho Farias – Palestrante Converger
www.converger.com.br

Atualmente criar um site ou blog não é uma tarefa complicada. Há inúmeras ferramentas disponíveis na internet, muitas delas gratuitas que oferecem um resultado satisfatório. Porém, para expor a sua logomarca, sua persona e a sua agenda de palestras, é melhor contratar um profissional para desenvolver o site ou blog.

E não veja isso como um gasto desnecessário, mas um investimento. Contrate um domínio para o servidor, desenvolva um layout atraente e de fácil navegação. Destaque as palestras que já realizou e sua agenda como palestrante. Se você está começando, fale sobre sua trajetória de vida, suas experiências profissionais e os diferencias que fazem de você um palestrante promissor. Lembre-se do que dizia Abelardo Barbosa, o folclórico comunicador Chacrinha: “Quem não se comunica se trumbica”.  

5 – Técnicas de SEO

Você sabe o que é SEO? É um termo que significa Search Engine Optimization, ou seja, Otimização para Mecanismos de Busca. Autoexplicativo, o termo se refere a técnicas utilizadas para melhorar o ranking de palavras-chave em sites de busca, como o Google.

Funciona da seguinte forma: ao pesquisar sobre palestras motivacionais, por exemplo, as primeiras páginas que aparecem são as mais acessadas, que consequentemente têm maior valor de mercado.

Para estar bem ranqueado nos sites de busca pode ser feito através de anúncios e link patrocinados, na qual você para um valor para ter essa qualificação, ou faz isso através do uso de palavras-chave. Desse modo, entram as técnicas de SEO, fundamentais para o seu site ou blog e também para ser aplicada no gerenciamento das suas redes sociais.

6 – Produção de vídeos

Atualmente não se fala em outra coisa que não sejam as lives do Instagram. O recurso passou a ser usado por artistas, preparadores físicos e palestrantes, para falar com seu público-alvo e transmitir conteúdo, neste momento de reclusão estabelecido pela necessidade de isolamento social.

As lives estão no escopo da produção de vídeo, outra ferramenta tecnológica de extrema importância para o palestrante. Se a princípio a publicação de vídeos tinha maior impacto no Youtube, daí a proliferação dos “youtubers”, agora os vídeos podem ser postados em todas as redes sociais, com grande repercussão em engajamento.

Mas para produzir bons vídeos, procure usar bons equipamentos, pense no enquadramento adequado, crie um cenário expondo a sua logomarca ou o tema das suas palestras. Pense sempre em que vai receber a mensagem do outro lado.

7 – Podcast

Outra ferramenta que ganhou destaque nos últimos tempos.O podcast é como um programa de rádio, mas voltado para plataformas da internet, que podem ser ouvidos a qualquer horário. Seus formatos vão desde a veiculação de notícias, entrevistas, ou abordando um tema específico.

Você palestrante pode investir nos podcasts abordando os temas das suas palestras, sejam motivacionais, sobre diversidade inclusão. É um meio amplo que cada vez ganha mais espaço entre os brasileiros, tanto que há muitos “podcasters” de sucesso que se tornaram referência neste novo meio de comunicação. Quantas possibilidades não é mesmo?

Deixe aqui nos comentários quais você já utiliza e suas dúvidas sobre como extrair o máximo das ferramentas.

Além disso, não deixe de acompanhar os conteúdos publicados aqui toda semana.

Já está no ar o 1º vídeo de Stand up Comedy totalmente acessível do Brasil - 1º vídeo de Stand up Comedy totalmente acessível do Brasil

1º vídeo de Stand up Comedy totalmente acessível do Brasil

É possível que você já tenha assistido um vídeo na internet com audiodescrição, legenda ou mesmo com intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Mas um único material que reúna

Como contratar um palestrante paralímpico - Como contratar um palestrante paraolímpico?

Como contratar um palestrante paraolímpico?

Exemplo de superação, o atleta paraolímpico também se destaca como palestrante motivacional. Sua história de vida e o caminho percorrido até a glória no esporte são um ótimo enredo para

Por que contratar uma palestra sobre diversidade e humor

Por que contratar uma palestra sobre diversidade e humor?

Rir é o melhor remédio! Tal frase pode parecer clichê, mas faz todo sentido neste momento difícil que vivemos em função da pandemia do Covid-19. Desse modo, pode um palestrante

2 QUAL A RELACAO ENTRE FLAR EM PUBLICO E A AUTOESTIMA 768x768 1 - Qual a relação entre falar em público e a autoestima?

Qual a relação entre falar em público e a autoestima?

Para algumas pessoas somente pensar em ter que preparar uma apresentação, participar de uma grande reunião ou mesmo de uma conferência empresarial, em que será necessário falar em público, que

Como contratar um palestrante LGBTQI+

Como contratar um palestrante LGBTQI+?

Entre as grandes transformações pelas quais o mundo vem passando nos últimos 10 anos, a aceitação da comunidade LGBTQI+ na sociedade merece destaque. Entretanto, quantos palestrantes LGBTQI+ você conhece? Se

AVANCE NA SUA CARRERIA PROFISSIONAL - Avance na sua carreira profissional. Seja um palestrante!

Avance na sua carreira profissional. Seja um palestrante!

Estudar, buscar novas áreas de conhecimento, se aprofundar em assuntos de seu interesse profissional e evoluir na carreira que escolheu para a vida. Todos são conselhos valiosos para quem deseja

VOCE-SABE-COMO-TRANSFORMAR-OBJETIVOS-EM-RESULTADOS

Você sabe como transformar objetivos em resultados?

Boa parte do trabalho de um palestrante motivacional é feito de maneira solitária. Questões como organização da agenda de palestras e o contato para a geração de leads, lidar com

POR QUE DEVO CONTRATAR UM PALESTRANTE PCD (Pessoa com Deficiência)

Por que devo contratar um palestrante PCD

Nos últimos 30 anos o mundo vem passando por profundas mudanças tecnológicas e comportamentais. Com isso, a Pessoa com deficiência passou a ter o seu espaço na sociedade. Em primeiro

Como ser um palestrante profissional 3 - Como ser um palestrante profissional

Como ser um palestrante profissional

Para ser um palestrante profissional você precisa dispor de empenho e dedicação à sua evolução pessoal e de carreira. Necessita de constante capacitação em sua área de atuação para, assim,

ARTHUR BUGER E LUANA GÉNOT

A importância de contratar palestrantes negros para a sua empresa

Um dos pilares da atividade de um palestrante motivacional são as suas experiências pessoais. E uma situação vivenciada por muitos palestrantes é o racismo. O preconceito racial é sentido de

5 DICAS PARA TER UMA PALESTRA ATRAENTE

5 dicas para ter uma palestra atraente

Neste texto vou te apresentar alguns pontos fundamentais para a preparação de uma palestra de sucesso. Você vai descobrir pontos chaves para chegar o público-alvo e poder sair da exposição

5 tendências para as palestras motivacionais após a pandemia

5 tendências para as palestras motivacionais após a pandemia

Vivemos um período de incertezas e indefinições em função da pandemia do COVID-19. Para o palestrante motivacional é o momento para ampliar os horizontes, estudar e fazer contatos. Porém é

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fechar Menu