Boa parte do trabalho de um palestrante motivacional é feito de maneira solitária. Questões como organização da agenda de palestras e o contato para a geração de leads, lidar com uma multidão ou conduzir uma live nas redes sociais é um trabalho que pode ser feito sozinho. Com isso, quem é palestrante pode ter a falsa impressão que “sabe tudo” e que não precisa de um direcionamento para o seu trabalho.

Este é um erro que acomete muitos palestrantes, que só percebem que estão agindo de maneira errada, quando suas carreiras estão indo ladeira abaixo. A humildade não é um sinal de fraqueza, mas de personalidade, para compreender que muitas vezes o palestrante está seguindo por um caminho que não é o melhor para sua carreira.

AUDIOBOOK BLOG VOCE SABE COM TRANDFORMAR OBJETIVO EM RESULTADOS - Você sabe como transformar objetivos em resultados?

Quer Ouvir em ÁudioBook?

ÁUDIOBOOK ARTIGO

Já disse outras vezes que a vontade de vencer é fundamental para o palestrante, mas a vontade sem um direcionamento pode ser prejudicial ao palestrante, limitando seu raio de atuação como palestrante. O direcionamento adequado pode levar a atuação do palestrante motivacional a outro patamar, com um leque maior de possibilidades.

Para isso, palestrantes motivacionais podem recorrer a um bom trabalho de mentoria, para extrair o máximo de seu potencial e transformar os objetivos em resultados concretos. Quando se trabalha de maneira intuitiva, pode-se cometer erros que muitas vezes passam desapercebidos e quando o palestrante se dá conta, pode ser tarde demais. Neste sentido, a mentoria vai agregar valor à atuação de palestrantes de todos os segmentos, e ampliar a capacidade de gerenciamento de suas carreiras.

Na língua portuguesa o significado da palavra mentor está atrelado à pessoa que tem a capacidade de inspirar, orientar ou guiar o outro e o indivíduo considerado um conselheiro, orientador ou sábio. Ou seja, são pessoas dotadas de grande capacidade e olhar diferenciado sobre vários assuntos e que dão sua contribuição na sociedade, para empresários, atletas, educadores e palestrantes motivacionais.

Além de uma aptidão natural para a liderança, o mentor aplica algumas técnicas que foram utilizadas por personalidades do esporte, como Phil Jackson, o treinador mais vitorioso da NBA, com 11 títulos no currículo e Bernardinho, técnico de vôlei que acumula mais de 50 títulos na carreira. Conheça 5 técnicas que mentorias que podem alavancar sua trajetória como palestrante motivacional, ou elevar o nível de suas palestras, transformando os seus objetivos em resultados concretos.

1 – Objetivos

1 OBJETIVO - Você sabe como transformar objetivos em resultados?

Definir o ponto de partida é fundamental para que a mentoria voltada a palestrantes motivacionais tenha êxito. Neste primeiro momento, o palestrante apresenta ao mentor onde deseja chegar como palestrante e quais as ferramentas que dispõe. Se for o caso de um palestrante iniciante, é natural que apareçam dúvidas, sobre qual caminho a seguir.

É importante que o palestrante não tenha receio de expor aquilo que lhe aflige e as dificuldades que está enfrentando para que suas palestras motivacionais tenham o resultado esperado. Se preferir faça uma lista dos seus objetivos, enumerando-os por categorias: objetivos imediatos e objetivos de médio e longo prazo. A partir daí o responsável pela mentoria dará início à orientação ao palestrante. Lembre-se que para escalar uma montanha é preciso planejamento, coragem e orientação de profissionais com experiência na área, caso contrário, a intenção estará fadada ao fracasso.

2 – Orientação

2 ORIENTACAO - Você sabe como transformar objetivos em resultados?

Após saber as dores do palestrante, o mentor vai orientá-lo sobre quais caminhos seguir. Para isso fará uma análise sobre a trajetória do palestrante, elencando tópicos como: público-alvo, nicho de palestras, divulgação das palestras, e como o palestrante trabalha sua imagem perante o público e possíveis interessados nas palestras motivacionais. Com estes dados em mãos, o mentor definirá como orientar o palestrante.

Diagnosticados os aspectos positivos e negativos em relação às palestras motivacionais e como elas estão sendo apresentadas, o profissional responsável pela mentoria vai apresentar aquilo que pode ser melhorado e como chegar ao resultado esperado. Nesta fase, também pode ser programadas ações para melhorar o networking do palestrante motivacional, direcionando seu olhar para novas possibilidade de negócio.

3 – Plano de Ações

3 PLANO DE ACOES - Você sabe como transformar objetivos em resultados?

Após o palestrante ser orientado sobre como melhorar seu desempenho e atingir um púbico maior com suas palestras, chega o momento de colocar a mão na massa. Será estabelecido um cronograma para assegurar o bom desempenho do plano de ações. Aqui as orientações são reforçadas e eventuais dúvidas são dialogadas com o mentor.

Neste momento, o palestrante começa a perceber como um olhar diferenciado traz resultados. Ao seguir as orientações apresentadas pelo mentor, é questão de tempo para que os objetivos traçados vão tomando forma. Lembre-se que você palestrante que busca crescimento, seguir as orientações de profissionais gabaritados é fundamental.

4 – Acompanhamento

4 ACOMPANHAMENTO - Você sabe como transformar objetivos em resultados?

O trabalho de mentoria para palestrantes motivacionais é uma atividade ampla, que inclui o acompanhamento das ações do palestrante que procurou auxílio de um mentor. Este trabalho pode ser feito remotamente, através de reuniões periódicas, com dias e horários pré-estabelecidos para otimizar o tempo e manter o foco nas palestras, o objetivo principal da mentoria.

Os resultados preliminares são analisados e mensurados buscando a compreensão das ações desempenhados pelo palestrante a partir da mentoria. O acompanhamento é importante por que irá mostrar se o caminho percorrido está correto ou se será necessário adotar outra estratégia. Juntos, mentor e palestrante motivacional vão trilhando este caminho.

5 – Mensuração dos resultados

5 MENSURACAO DOS RESULTADOS - Você sabe como transformar objetivos em resultados?

Fase final da mentoria, é o momento em que os resultados são avaliados. Não se trata de um fim, mas o término de um ciclo. A avaliação dos resultados é um dos pontos mais importantes da mentoria, que abre caminho para que novas ações sejam projetadas pelo palestrante motivacional. Aqui, a experiência do mentor e o empenho do palestrante vão mostrar que os métodos aplicados tiveram êxito.

Grandes corporações sempre fazem um balanço de suas ações de tempos em tempos, para projetar ações futuras e potencializar o trabalho que vem sendo feito. Com o palestrante motivacional não é diferente. A mensuração dos resultados de suas palestras após um trabalho de mentoria é fundamental para o crescimento do palestrante.

Direcione seu potencial da maneira correta

Direcionar o potencial do palestrante motivacional é uma das atribuições do profissional que trabalha com mentoria. A trajetória vitoriosa inúmeras de palestrantes de sucesso só foi possível através de um trabalho assertivo de mentoria, que os levaram a alcançarem resultados extraordinários. Com a orientação dos mentores, canalizaram sua energia em palestras mais envolventes e num gerenciamento mais profissional, ampliando seu leque de atuação e chegando a um público infinitamente maior.

O papel do mentor é extrair o máximo de cada um de seus atletas comandados, lidando com egos e acalmando desavenças. Embora o palestrante profissional tome boa parte das decisões sobre seu trabalho sozinho, o olhar diferenciado de um mentor vai agregar de maneira única, conduzindo as palestras motivacionais a um grau de excelência nunca visto antes. O fato de um outro olhar estar debruçado sobre a atuação do palestrante, de maneira técnica e analítica é fundamental para o seu desenvolvimento.

Mentor de Palestrantes

Se você que é palestrante e fica vacilante ao pensar em procurar um serviço de mentoria, encare isto como um investimento em você e na sua carreira como palestrante. Direcionar o foco de sua atenção aos detalhes que envolvem a estrutura organizacional de uma palestra motivacional não é tarefa fácil, e quem não atuar de maneira profissional está fadado ao fracasso. Pense nisso, não desperdice seu potencial dando círculos em busca de soluções para gerenciar seu trabalho como palestrante.

Procure profissionais experientes e capacitados, com experiência no gerenciamento e direcionamento sobre palestras motivacionais. Para o “novo normal” que se avizinha é preciso se adequar à nova realidade do segmento de palestras motivacionais. Não acredite que manter a velha postura de outras épocas lhe trará resultados por que não vai. Seja assertivo, recorra a um bom trabalho de mentoria para levar sua reputação como palestrante a um outro nível, de excelência, reconhecimento e sucesso.

Gostou do conteúdo que eu te trouxe? Deixe seus comentários e sugestões. Além disso, não se esqueça de compartilhar esse texto e as informações que reuni aqui com quem mais você acha que tem o perfil de um palestrante de impacto.

E se precisar de uma mentoria ou mais informações sobre como ser um palestrante profissional, entre em contato comigo. Será um prazer podermos trabalhar juntos e ver você deslanchar na carreira de palestrante.

[post-carousel id="2657"]

Deixe uma resposta

Fechar Menu