Converger

(21) 979017355/ [email protected]

Qual a relação entre falar em público e a autoestima?

Sobre:

Para algumas pessoas somente pensar em ter que preparar uma apresentação, participar de uma grande reunião ou mesmo de uma conferência empresarial, em que será necessário falar em público, que o coração já começa a acelerar, a mão passa a suar e dá uma angústia e uma ansiedade.

Esses são alguns dos sinais que o corpo nos dá para demostrar que a pessoa está desconfortável com essa situação. Não é agradável colocar o outro em uma posição de exposição quando ele não se sente confortável para estar neste ambiente.

Entretanto, há momentos em que não existe outra alternativa. Como em uma apresentação de projeto, ou no momento da sua banca de TCC, por exemplo. Estas já são situações em que você é submetido a uma avaliação. Mas tem um peso ainda maior quando você não se sente a vontade para falar em público.

QUAL-A-RELACAO-ENTRE-FLAR-EM-PUBLICO-E-A-AUTOESTIMA
Quer Ouvir em Áudiobok
SEU ÁUDIOBOOK

Pois bem, se você se viu em algumas dessas posições, esse texto é para você!

Minha proposta aqui é mostrar qual a relação entre falar em público e a sua autoestima. Como uma coisa e a outra estão conectadas e como usar de técnicas e recursos para que um seja aliado do outro. Que eles se ajudem e se complementem de forma a fazer de você um orador profissional.

Parece uma tarefa difícil de ser respondida em apenas um artigo, não é mesmo? Mas você verá que é possível!

O que vou te mostrar é que falar em público pode sim elevar a sua autoestima e para isso, você precisa saber alguns métodos e estratégias que vou te ensinar.

Então, o que você verá neste texto:

– Como falar em público pode elevar sua autoestima;

– A relação direta entre sucesso e a autoestima;

– Técnicas eficazes de como falar bem em público;

Então, está preparado para essa imersão em como elevar sua autoconfiança ao falar para plateias e se destacar profissionalmente?

Como falar em público pode elevar sua autoestima?

COMO FALAR EM PÚBLICO PODE ELEVAR SUA AUTOESTIMA?

Fazer uma apresentação em uma reunião, conferência ou mesmo para uma sala de aula te coloca no centro das atenções e possibilita mostrar todo seu potencial, conhecimento e capacidade.

Isso é fundamental para a autoestima, porque provará que você é capaz de ser e estar neste local de destaque. Comprovará ainda que você pode fazer. E, com isso, ao alcançar essa vitória, você dará um importante salto na autoconfiança.

Agora, primeiro, é preciso querer. Não estou me referindo em querer ganhar autoestima elevada. Mas sim em querer trabalhar para elevar a autoestima. São coisas diferentes.

Esse é um ponto importante de ser destacado, porque ao querer aprender e praticar técnicas de elevação da autoestima você já está confiando em si mesmo e sabendo que vai alcançar!

O segundo ponto para demostrar que falar em público pode elevar sua autoestima é te preparar até este momento. Treinar para estar neste local. Trabalhar a sua ansiedade e tentar controlá-la, para que ela não te controle. Além, é claro, de adotar alguns métodos que já já vou revelar à você.

Passando por esses momentos é chegada a ocasião da apresentação.

Subir ao palco e ter sucesso na sua explanação, ganhar o aplauso e o reconhecimento da plateia tem um poder de elevação da autoconfiança indiscutível e que mudará a sua vida para sempre.

A partir disso chegamos ao tópico seguinte deste artigo. A razão pela qual você vê pessoas com o mesmo nível de conhecimento chegarem juntas a um determinado ponto, mas apenas uma delas obtém a evidência.

A relação direta entre sucesso e a autoestima

A relação direta entre sucesso e a autoestima

Imagine duas pessoas no pé de uma escada. Uma delas vê em sua frente uma estrutura muito alta e com muitos degraus. Alguns maiores do que os outros e, há ainda, em alguns pontos obstáculos que tentarão dificultar ainda mais sua escalada.

Já a outra pessoa está no mesmo lugar, mas vê uma escada com alguns degraus, todos com o mesmo tamanho. Contudo, para ela cada um deles é como uma alavanca para o próximo, quase como uma escada rolante subindo.

Essas duas perspectivas são de pessoas com perfis profissionais diferentes. Uma delas vê muitas dificuldades em atingir o topo. Já a outra, acredita que pode alcançá-lo mais facilmente.

Agora, se essas mesmas duas pessoas fossem narrar – elas próprias – essa situação em uma apresentação, a primeira apontaria as dificuldades, as barreiras, os entraves que ela encontrou no percurso. Enquanto que a outra, destacaria o talento que ela criou para subir, as competências que ela desenvolveu no caminho e as qualidades em se chegar ao topo.

Percebe que a maneira pela qual você vê e se apresenta ao mundo podem mudar completamente a forma como as coisas acontecem?

A lição que quero passar para você aqui é a de que sua autoestima influencia sim no seu sucesso profissional. Acredite que você é capaz. Tente expandir seu olhar, buscar os pontos positivos ou, melhor ainda, apontar como você solucionou os desafios e conseguiu alcançar o seu lugar ao pódio.

Vamos aprender agora como desenvolver esse olhar e essa maneira de se posicionar?

Técnicas eficazes de como falar bem em público

A relação direta entre sucesso e a autoestima

Um dos principais pontos para falar bem em público é se conhecer. Saber quais os sinais seu corpo te dá no momento em que está ficando ansioso ou com medo. Isso permitirá que você tente reverter esse quadro. Como?

Aqui vai a primeira dica: respiração. Há métodos de respiração destinados exclusivamente para aumentar a concentração e reduzir os níveis de estresse. Funciona mesmo!

A partir disso, vamos às técnicas.

Começamos pela preparação da sua apresentação. Tenha em mente e de forma clara como e o que você vai falar. Para isso, faça um roteiro. Ele ajudará tanto a dar ritmo a sua explanação quanto controlar o tempo em que você vai falar.

Segunda questão, cative a atenção do expectador. É importante que as pessoas se envolvam com o que você está dizendo. Independentemente se são números, dados, pesquisas ou qualquer outra informação exata. É comprovado que as pessoas se lembrem de histórias. Portanto, tente associar o conhecimento que está apresentando com um conto em meio a uma narrativa envolvente, dê exemplos.

Tenha identidade. Esse é um método infalível. Seja você mesmo, seja natural. Tente se sentir próximo as pessoas que estão ali. Lembre-se que todos estão dispostos a te ouvir e entender o que você trará.

Um ponto importante! Imprevistos acontecem. Esteja preparado para quando ocorrerem e lembre-se que a plateia não vai te julgar. Ela não é tão cruel como te parece. Saiba como lidar com eventuais erros que você cometa e assim, será capaz de enfrentá-los e vencê-los.

E para finalizar, mas não menos relevante, ensaie. Treine, exercite, pratique e faça isso muitas vezes, até sentir que tem todas as informações em mente e que a maneira como você escolheu para apresentar será eficaz.

Dica Bônus

QUAL-A-RELACAO-ENTRE-FLAR-EM-PUBLICO-E-A-AUTOESTIMA
Dica Bônus

Uma dica bônus para você! A linguagem corporal, a oratória e ter a opinião de um profissional da área podem ser decisivos neste momento e fazer com que você se sinta muito mais seguro.

Falar em púbico pode sim elevar sua autoestima, abrir novas oportunidades e é uma forma de cuidado, aprimoramento com sua carreira e investir em você.

Para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a elaborar uma apresentação de impacto é que estou aqui. Fique à vontade para entra em contato comigo!

Gostou do conteúdo que eu te trouxe? Deixe seus comentários e sugestões. Além disso, não se esqueça de compartilhar esse texto e as informações que reuni aqui com quem mais você acha que tem o perfil de um palestrante de impacto.

Volte e veja outros palestrantes que podem agregar muito ao seu evento.

Outros artigos

Palestrante

Faça a diferença com nossos palestrantes motivacionais