Com o grande aumento na frequência com que inclusão, diversidade e respeito ao multiculturalismo são discutidos na nossa sociedade, os gestores e tomadores de decisão mais atentos já discutem esse contexto também no ambiente corporativo.

Mais e mais empresas já buscam adotar medidas mais inclusivas, percebendo que aderir a essa cultura é urgente e necessário não só para obter visibilidade, mas também por importantes questões sociais.

O fato de as novas gerações estarem muito mais engajadas e dispostas a se posicionar cada vez mais em favor do respeito ao próximo, só reforça a diversidade nas empresas como uma discussão inevitável.

É necessário não apenas falar sobre temas como acessibilidade, diversidade e empoderamento nas organizações, mas implementar, de fato, uma cultura mais inclusiva, tendo em vista que isso afeta diversos âmbitos da vida pessoal e profissional das pessoas. Mas quais são os benefícios de se ter mais diversidade nas empresas? Inúmeros!

A diversidade começa a gerar vantagens para colaboradores e empregadores no momento em que se tem ciência de que experiências diferentes são capazes de trazer mais riqueza ao ambiente corporativo, contribuindo de maneira significativa para o alcance de maiores resultados. Falamos aqui no desenvolvimento de um clima organizacional mais propício ao crescimento pessoal e profissional dos funcionários.

Os ganhos que envolvem melhor gestão de riscos, abertura de oportunidades para a inovação, disseminação de empatia, clima organizacional mais agradável, produtivo e motivador, fazem parte de uma lista que só cresce A lista é imensa, e por isso decidimos compilar aqui apenas alguns dos principais benefícios da diversidade nas empresas. 

Confira mais sobre como você, seus parceiros, fornecedores e toda a sua equipe podem se beneficiar com um ambiente mais inclusivo e diverso!

1.  Melhoria na imagem da marca – Employer Branding

Um dos maiores e mais visados benefícios na adoção de uma cultura focada em respeito à diversidade nas empresas é o aumento do chamado “employer branding”. Isso é a construção e/ou reforço da imagem de uma empresa livre de preconceitos, que abraça as diferenças e tem espaço para todos. 

Mas cuidado! As empresas que cumprem o seu papel social não devem fazer isso de forma superficial. Deve haver, de fato, uma mudança na cultura organizacional, em favor do respeito às diferenças e incorporando isso aos valores do negócio, refletindo também nas atitudes dos profissionais no dia a dia pessoal.

Uma empresa que valoriza a diversidade em seu ambiente além de estar cumprindo um importante papel de responsabilidade social, ainda estará contribuindo positivamente para que sua própria imagem seja admirada pelo público. Assumir uma postura consciente e inclusiva é a melhor ação de posicionamento para a sua marca se tornar uma “lovemark”.

Segundo pesquisa da McKinsey & Company, empresas com maior diversidade étnica, por exemplo, apresentam 33% mais chances de sucesso. Além disso, as que apresentam maior diversidade de gênero em seu quadro costumam ser 21% mais lucrativas. Ainda não está convencido?

2.  Maior retenção de talentos e resultados consequentemente melhores

A pesquisa aponta ainda que isso ocorre justamente em razão das empresas que investem na diversidade atraírem os melhores profissionais, além de focar na experiência do cliente, devido à identificação entre consumidores e colaboradores. Isso tudo sem contar que, estas organizações geram uma satisfação muito maior aos funcionários, melhoram os processos de tomada de decisões e conseguem uma melhor comunicação com diferentes perfis de clientes.

De acordo com um estudo da multinacional holandesa de Recursos Humanos, Randstad,  87% dos profissionais de todo o mundo já valorizam muito mais o tema da diversidade. O estudo ainda relaciona esses números com o aumento na produtividade, bem-estar e relações de melhor qualidade, impactando diretamente nas entregas dos times.

Integrando este com o benefício citado anteriormente, a imagem de uma empresa com aberto compromisso com a diversidade, atrai muito mais a atenção e admiração de consumidores, mas também de potenciais talentos e investidores. Aumentando as chances de que, em processos de recrutamento e seleção, essa imagem atraia profissionais talentosos e que tenham afinidade com aqueles mesmos valores.

Como consequência, se tem resultados ainda melhores resultados em termos gerais. Isso em função de que, onde a diversidade é promovida, a atmosfera torna-se mais acolhedora, colaborativa e estimulante, além de contar com os melhores profissionais, que possuem total identificação com aquela cultura.

3.  Ambiente propício a maior criatividade e inovação

Agora você deve estar se perguntando: como diversidade se relaciona com inovação e criatividade? Em muitos âmbitos, e nós podemos provar!

Em um estudo da revista Forbes a diversidade nas empresas é apontada como um dos principais impulsionadores na criação de um ambiente inovador. O estudo da famosa revista também indica que a diversidade aqui é um componente-chave para o crescimento das organizações em escala global.

Além da própria Forbes, a revista Financial Management afirma que empresas com maior diversidade em seus quadros registram o dobro de patentes se compararmos com as empresas sem políticas e práticas de diversidade. Segundo esse estudo realizado em 2018, a diversidade é um importante fator estratégico para as organizações e um enorme diferencial no mercado.

Mas qual a razão de tudo isso? Contar com um ambiente mais diversos significa ter pessoas com diferentes culturas, origens, experiências e visões de mundo, o que potencialmente aumenta a probabilidade de se desenvolver melhores soluções, mais ideias e contar com mais possibilidades.

São diferentes vivências somadas para a resolução de problemas e desafios, o que leva a discussões saudáveis e até importantes para o desenvolvimento do negócio e dos próprios funcionários. Ao proporcionar um espaço em que as diferenças são valorizadas, promove um sentimento muito maior de liberdade nas equipes, que se sentirão mais livres para exprimir suas habilidades, particularidades e estimulando assim a criatividade.

A diversidade nas empresas é um importante recurso de contribuição para inovação a nível mundial, tendo em vista que um ambiente diverso promove condições para que novos conceitos e ideias circulem livremente entre os colaboradores. Trazendo assim, um maior número de ideias apresentadas e mais chances para a organização obter resultados mais inovadores.

4.  Redução de conflitos e maior incentivo ao “team work”

Já sabemos que uma empresa que respeita e adota a diversidade em sua cultura tem uma imagem muito positiva frente ao mercado, consegue melhores resultados, promove muito mais criatividade e inovação, mas também incentiva o espírito de equipe e reduz significativamente conflitos.

Segundo um estudo da Harvard Business Review feito em 2016, em empresas com mais iniciativas de diversidade, os colaboradores se mostram 17% mais dispostos, enquanto a ocorrência de conflitos é 50% menor. O estudo aponta ainda que, a medida em que uma organização valoriza as diferenças, o seu público interno se sente mais à vontade para dialogar, aprender e compartilhar suas experiências, deixando as portas abertas para mais cooperação.

Aumentando o engajamento entre os colaboradores, as iniciativas mais inclusivas fazem com que equipes e seus integrantes tenham muito mais facilidade para lidar com possíveis divergências surgidas no decorrer das atividades cotidianas. Assim, os atritos ou desentendimentos, a depender da situação, podem até vir a se tornar estímulos para maior cooperação e um maior consenso.

Ainda há dúvidas sobre o quanto pode ser vantajoso termos mais diversidades nas empresas?

Conheça a Converger e confira mais do que podemos fazer por você quando o assunto é desenvolvimento, motivação e capacitação para sua empresa, equipe e líderes através de palestras de impacto!

Ah e se quiser mais informações preparamos um artigo sobre dicas de como criar um ambiente corporativo inclusivo.

Deixe uma resposta

Fechar Menu