Converger

(21) 979017355/ [email protected]

Palestrantes

Faça a diferença com nossos palestrantes motivacionais

Wallace Santos

Sobre:

Quantas vezes você já se deparou com avisos e recomendações de segurança no trabalho? Certamente muitas. E quantas vezes você realmente as colocou em prática? Se essa pergunta te fez pensar, cuidado, você pode estar comprometendo a sua segurança! Todos os dias, milhares de acidentes de trabalho acontecem por falta de atenção dos colaboradores. Enquanto você lê esse texto, um acidente está acontecendo justamente pela falta de um EPI adequado. Muito se fala sobre prevenção à acidentes no trabalho, mas, na prática, sabemos que apesar das estatísticas casos assim costumam acontecer em diversas organizações. O mesmo acontece no trânsito: Quantas vezes já ouvimos que determinado acidente poderia não ter sido fatal se a vítima usasse no momento o cinto de segurança? E os índices de fatalidade por falta de utilização dessa ferramenta tem diminuído?  E não, não é só falta de informação. O que acontece em alguns casos é que infelizmente, o colaborador não se sente à vontade com o EPI fornecido e opta simplesmente em não usá-lo. Em outras vezes, o acesso ao equipamento de proteção não é estimulado ou até mesmo dificultado, o que acarreta diversos problemas. Mas, será essa uma boa escolha? A história a seguir exemplifica perfeitamente o porquê de ser tão importante-ou melhor, crucial- a correta utilização de equipamentos de segurança.

 

Era 2007, e Wallace trabalhava no período noturno como auxiliar de mecânico em uma empresa de ônibus. Era responsável pela fabricação de freios e executava o serviço com maestria. Trabalhou por mais ou menos 1 ano naquela função, que apesar de ser uma atividade que exigia uma certa exposição à alguns perigos de acidente, não era uma cultura a utilização de EPI’s, o que em nenhuma hipótese deveria acontecer. No fatídico dia, Wallace foi trabalhar normalmente em suas atividades de rotina, mas, ele não percebeu que algo estava fora dos padrões de segurança. O macaco hidráulico tinha um vazamento de óleo, e, sem perceber, Wallace elevou o ônibus no intuito de dar seguimento à um de seus trabalhos. Ao tirar o pneu, o macaco hidráulico começou a descer. Ninguém esperava que aconteceria o pior: O equipamento, em dado momento, desceu de uma só vez atingindo Wallace e comprimindo a medula, fato que o deixaria paraplégico.

 

Mas, Wallace venceu. Após três cirurgias e um longo período de readaptação, hoje, ele conta a sua história em palestras e treinamentos que ministra sobre a importância da segurança no trabalho tanto para líderes quanto para liderados. Sabemos que ainda existem empresas que não investem na segurança de seus trabalhadores ou dificulta o acesso a ela, mas essa realidade precisa mudar na prática. O depoimento de Wallace mostra o quão crucial é que as corporações estejam atentas à saúde do colaborador, principalmente na execução de suas atividades laborais. Segurança e Ergonomia devem ser uma constante no ambiente corporativo, fazendo com que acidentes sejam evitados dentro do ambiente de trabalho. Líderes, Gestores do setor de RH, técnicos em segurança do trabalho e demais cargos envolvidos em Gestão de Gente das empresas devem cultivar essa premissa. Leve Wallace para seu treinamento e faça da sua empresa um ambiente que se compromete em zerar os acidentes de trabalho!

 

Fala sobre:

Atletas Paralímpicos, Motivacional, SIPAT

Gostou do palestrante? Solicite um orçamento ou contrate ele agora mesmo!

Filtrar por categoria

Principais assuntos

Influenciadores

Comece agora seu primeiro passo para ser um palestrante de sucesso