PALESTRANTE MOTIVACIONAL
“Só há necessidade de inclusão porque existe a exclusão. E a exclusão, muitas vezes, vem do próprio cadeirante, que deixa de participar de algo por achar que não será recebido adequadamente. Trabalhamos para garantir o maior conforto possível”.
Esse é um bom resumo sobre a mensagem inspiradora de Thiago Amaral que ficou globalmente conhecido pela consultoria de acessibilidade que implementou na recente edição do Rock in Rio e na MEGA XP (primeiro GamePark do mundo), trabalho que resultou na transformação dessas atrações globais em grandes vitrines de marcas e apoiadores da inclusão social.
Coordena diversos projetos de acessibilidade e realiza palestras com foco no apoio a empresas e profissionais para tornarem ambientes mais inclusivos, respeitosos e rentáveis.
HISTÓRIA
Foi um acidente de carro ocorrido em 2011 que deixou Thiago, aos 21 anos, em uma cadeira de rodas. Inicialmente, ele chegou a ficar tetraplégico, mas conseguiu recuperar os movimentos dos braços posteriormente.
Então, começou a se envolver com o rúgbi em cadeira de rodas entre 2012 e 2013 e se tornou atleta paralímpico, chegando a ocupar uma posição na seleção brasileira. Curiosamente, foi também em
2013 que ele teve sua primeira experiência com o Rock in Rio, já como cadeirante.
Porém, foi na edição de 2015 que ele percebeu todas as limitações do local e como isso prejudicou a sua experiência no evento. Na ocasião, decidiu enviar um e-mail para a organização, indicando pontos que poderiam ser melhorados, promovendo a acessibilidade para pessoas com deficiências.
A mensagem chegou até Rodolfo Medina, que o contratou para desenhar o projeto voltado para
PCDs.
Pela bagagem que tem na área de acessibilidade de grandes eventos globais, Thiago realiza
consultoria para empresa em acessibilidade com foco na geração de negócios e aumento de faturamento por meio de estratégias segmentadas de atração de público qualificado.
Realiza palestras para empresários e gestores que têm como objetivo empresarial ampliar a acessibilidade de seus produtos e serviços. Tudo isso com foco em mensagens de alto impacto social para mais de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência.
Em suas palestras aborda temas como motivação, engajamento social, superação de desafios e, principalmente, inclusão.