Você já ouviu a máxima de que o esporte muda vidas? Essa frase tão conhecida e reproduzida diversas vezes não poderia ser mais atual. Conhecemos milhares de atletas que possuem no esporte sua missão de vida e que conseguiram se destacar de tal forma a se tornarem sinônimos em suas modalidades. É o caso de Leomon Moreno, gigante no Goalball e que abrilhanta ainda mais no casting! Brasiliense de Ceilândia, o atleta de 31 anos pratica o esporte há 17 anos, mas a modalidade não foi sua primeira escolha no esporte: Atletismo, Natação, Judô, Futebol de cegos, Xadrez…, mas foi no Goalball, esporte praticado pelos irmãos mais velhos também deficientes que Leo se encontrou como profissional. A influência foi tanta, que não demorou muito para virar uma paixão que se estendeu a todos. A Família Moreno uniu-se ainda mais no esporte e isso foi marcante para todos os integrantes; começava ali um legado de sucesso e determinação…
Limitações não moldam campeões
Leomon nasceu com baixa visão em razão de uma retinose pigmentar, condição que limita a possibilidade de enxergar, afetando a retina de forma gradativa, isso significa que a visão vai diminuindo ao passar dos anos. Hoje, Leo é considerado totalmente cego, devido à sua impossibilidade de identificar pessoas e objetos através da visão.
O início na modalidade
Leomon iniciou em um clube em Brasília e ainda que desconhecido, manteve sua determinação em conquistar maiores feitos dentro do esporte. Seu esforço valeu a pena, pois em pouco tempo se tornou referência no clube. Seus resultados saltaram os olhos de mais um clube, dessa vez, na Paraíba. Sua trajetória estava apenas começando. Em 2015 foi Campeão Brasileiro juntamente com seus irmãos e o fato chamou a atenção de um gigante do mundo esportivo: O Santos Futebol Clube, à época já tinha uma equipe de Goalball. Alguém arrisca um palpite do que aconteceu? Com um contrato de peso em mãos, Leomon iria disputar a temporada de 2016 pelo clube. Essa parceria perdura até hoje.
Experiência Internacional
O atleta provou na pele o que é estar dentre os melhores internacionalmente. Seu trabalho acima da média o rendeu dois títulos na Champions League de Goalball em terras lusitanas. Pois é. O garoto de origem simples conseguiu levar o nome do esporte brasileiro à Europa e mostrar para todos que nada é impossível para quem nasceu pra brilhar.
Títulos e Reconhecimentos
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024;
Ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, bronze nos Jogos do Rio 2016 e prata em Londres 2012;
Tricampeão mundial (Portugal 2022, Malmö 2018 e Finlândia 2014);
Ouro no Campeonato das Américas 2022; e tricampeão dos Jogos Parapan-Americanos (Santiago 2023, Lima 2019 e Toronto 2015).
Conquistas Individuais
Eleito o melhor atleta Paralímpico brasileiro 2014, eleito por cinco vezes o melhor atleta de Goalball. Como se não fosse suficiente, Leomon foi eleito recentemente como o melhor jogador de Goalball no mundo. Mais do que qualquer título, Leomon se considera um homem vencedor também na vida pessoal. E ele é! Sabe quais são os maiores títulos para ele? O Esposo da Milena, Pai da Alana, irmão dos também atletas Leandro e Leonardo, filho da D. Maria José e S. Damião… Isso traz mais que orgulho para ele: Traz a recompensa de saber que o maior troféu ele tem em casa!
Você pensa em alavancar os resultados da sua palestra ou evento e trazer uma mudança de vida à sua audiência? A Converger te ajuda com isso! São anos dedicados ao comportamento inclusivo e educação corporativa nas empresas e agora você pode ter nomes como o Leomon em seu treinamento. Teremos o maior prazer em fazer acontecer também na sua organização. Entre em contato e inicie uma jornada de sucesso!
Fala sobre:
Atletas Paralímpicos, Motivacional