celu 253x300 - Maria Eduarda

Maria Eduarda

maria perfil - Maria Eduarda

Palestrante Motivacional

No universo da comunidade LGBTQ, Maria Eduarda Aguiar é uma das vozes mais conhecidas por ter sido a primeira advogada brasileira a conquistar a inclusão do nome social na carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Rio de Janeiro Militante pela causa de pessoas transgênero e outras em situação de vulnerabilidade, suas palestras são voltadas para a diversidade, inclusão, tolerância e humanidade.

Seu objetivo é ajudar as empresas na missão com a DIVERSIDADE e inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho!

Não à toa que Maria Eduarda Aguiar foi a vencedora do Prêmio “Orgulho 2019”, sendo reconhecida como a personalidade LGBTI+ mais influente do país em 2019, na Categoria Popular.

história

No início da adolescência, Maria Eduarda percebeu que era uma mulher. Contudo, continuou cumprindo com o papel heteronormativo e performando masculinidade até os 30 anos, tempo depois de formar na faculdade de direito.

Foi só então que decidiu iniciar a transição e entrou com um pedido para que seu nome social fosse adotado. Hoje, ela exibe com orgulho a carteirinha da OAB já alterada com o nome escolhido.

Apesar disso, ela reconhece que ainda existe um longo caminho a ser percorrido para que pessoas trans consigam a equidade na sociedade, no mercado de trabalho e nos estudos.

DESTAQUE PROFISSIONAL

Um dos pontos altos de sua trajetória é a participação com discurso do julgamento do Supremo Tribunal Federal que discutiu sobre a criminalização da transfobia e homofobia.

Com bastante firmeza, defendeu a necessidade de realizar mudanças na legislação.

Hoje, além de trabalhar advogando, Maria Eduarda é presidente do Grupo Pela Vida, uma ONG voltada para auxiliar pessoas LGBT+ com aconselhamento jurídico.

Fechar Menu