PALESTRANTE LGBTQIAP+
Inclusão vai muito mais além que apenas usar o termo em discursos. A luta diária por justiça e igualdade tem que ser vivida por todos nós a fim de erradicar preconceitos e contribuir para uma sociedade não excludente. Maria Eduarda Aguiar é referência no âmbito jurídico brasileiro quando o assunto é combate à LGBTfobia. Falar sobre ela é fácil se olharmos sua experiência e bagagem profissional. Advogada de formação, pós graduada e especialista em gênero e sexualidade, Maria é uma das vozes mais ativas no assunto diversidade por ter sido a primeira advogada brasileira a conquistar a inclusão do nome social na carteira da ordem dos advogados do Brasil. Suas palestras são voltadas à diversidade, inclusão, tolerância e humanidade. Sua trajetória profissional foi especialmente marcada por seu discurso no julgamento do Supremo Tribunal Federal, defendendo brilhantemente a criminalização da transfobia e homofobia, onde cobrou mudanças na legislação vigente.
Prêmios
Por sua atuação recorrente em prol dos direitos de pessoas trans e outras minorias, Maria Eduarda foi por diversas vezes premiada. Conheça alguns de seus reconhecimentos e entenda porquê ela é a melhor escolha para o seu evento:
-Empossada como advogada membro da IAB(Instituto dos Advogados Brasileiros)
-Membro da comissão de Diversidade da Ordem dos Advogados do Brasil(OAB)
-Membro da comissão de interseccionalidade da Ordem dos Advogados do Brasil(OAB)
-Membro e Presidenta do Conselho estadual dos direitos da pessoa LGBT do estado do Rio de Janeiro
– Teve passagem também pela EMERJ(Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro)
-Moção de louvor da Câmara de vereadores municipal-2018
-Revista Cláudia na categoria Políticas Públicas -2019
-Revista RioGayLife-Personalidade LGBT do ano-2019
-Prêmio diversidade pela comissão de direitos humanos da ALERJ
-Defesa da criminalização da LGBTfobia no STF
No âmbito social, Maria Eduarda coordena o projeto de retificação civil para pessoas trans, e pelo terceiro ano consecutivo coordena também o núcleo de combate à violência LGBTfóbica. No Rio de Janeiro, foi responsável por uma pesquisa cujo cerne foi a empregabilidade na população trans, segundo os dados apurados ainda carecemos de oportunidades de trabalho para população trans.
Além de sua colaboração social e jurídica, Maria também é escritora com dois livros publicados e um terceiro já em fase de lançamento. A contribuição dela é essencial no ambiente empresarial dada a nossa realidade plural e por vezes, cheia de desafios. Transforme o seu ambiente corporativo levando quem é referência em mudança e impacto positivo! Lidere com inclusão e respeito às diferenças. Gerencie com propósito e retenha os melhores talentos para sua empresa “voar” cada vez mais alto!