0 1024x610 - Palestrante Luana Génot
celu - Palestrante Luana Génot

Luana Génot

“SER NEGRO É UMA CONQUISTA”

PALESTRANTE MOTIVACIONAL​

As empresas mais atentas já perceberam que a inclusão de negros no mercado de trabalho com igualdade de oportunidades é uma das principais urgências dessa população que representa quase 60% dos brasileiros.

E quando o assunto é igualdade racial e diversidade, Luana Génot é uma das vozes mais ativas e reconhecidas nas esferas corporativas e sociais.

Não à toa que figura na cobiçada lista Top Voices (2019) do LinkedIn.

Uma das frases mais impactantes em suas palestras e treinamentos resume um pouco sua missão de promover transformação:

“Ser negra é uma conquista”.

A expressão foi cunhada pela notável antropóloga negra, Lélia Gonzalez, com quem Luana diz ter se inspirado para promover igualdade racial, uma missão que permeia toda a sua trajetória pessoal e profissional.

Aos 17 anos aceitou o desafio de se mudar do Rio de Janeiro para a França onde iniciou uma carreira promissora como modelo de passarela. Ao contrário do que se possa supor, não foi uma vida glamurosa.

Realizou diversos trabalhos importantes para grandes marcas na França, Inglaterra, África do Sul e Brasil. Mas mesmo no mundo da moda esbarrou em problemas relacionados à diversidade e inclusão que afetaram até o lado financeiro do seu trabalho como modelo.

Não demorou para sua voz ativa contra o que chamava de “o lado negro da moda” a afastar das passarelas para começar uma nova jornada profissional como ativista e empreendedora.

Entre outras iniciativas, Luana Génot criou o ID_BR (Instituto Identidades do Brasil) para promover o SIM À IGUALDADE RACIAL dentro das corporações – afinal, mais do que o fator racial (cor), ser negro é uma questão de identidade.

FORMAÇÃO

Luana Génot tem formação como publicitária e marketing pela PUC-RIO e University of Wisconsin – Madison, onde se especializou em pesquisa na área de raça, etnia e mídia.

É mestranda e pesquisadora em Relações Étnico-raciais CEFET-RJ e possui pós-graduação em marketing e comunicação pelo IED-RIO (em curso). Foi selecionada como delegada da ONU durante a World Conference on Youth no Sri Lanka em 2014.

Como palestrante e gestora de projetos atua em questões sobre raça e etnia, equidade de gênero e empreendedorismo em vários estados do Brasil, além de países como Estados Unidos e França.

Sua história pessoal inspiradora provoca e aguça o interesse das pessoas para buscarem transformações “de dentro para fora”.

Fechar Menu