celu 253x300 - Jordhan Lessa

Jordhan Lessa

“Palestrante Motivacional | Converger”

Respeito. A definição literária para a palavra é: tratamento com profunda reverência. Consideração demonstrada por uma pessoa ou por alguma coisa. Parece simples e óbvio. Mas não é praticado!

De acordo com a ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), o Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais em todo o mundo. Jordhan Lessa, homem trans, 53 anos, é uma das pessoas que protagoniza a luta pela mudança desta realidade.

Daniel Ramalho VEJA.com 6 - Jordhan Lessa
Daniel Ramalho 2 1 - Jordhan Lessa
Daniel Ramalho 1 1 - Jordhan Lessa

Jordhan, enquanto servidor público colaborou nos projetos da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro para inclusão das pessoas transgênero na administração pública, respeito e uso do nome social, atenção ao atendimento de saúde, empregabilidade e segurança. Participou na elaboração do Guia da Diversidade LGBT 2019 da Prefeitura do Rio de Janeiro, assim como na criação do Dossiê LGBT do Instituto de Segurança Pública do Estado do RJ.

Teve o seu trabalho reconhecido ao ser agraciado com 13º Prêmio Arco – Íris de Direitos Humanos, Moção de Reconhecimento – Rio Sem Homofobia e Prêmio Cidadania, Direito e Respeito à Diversidade – ALERJ – Assembleia Legislativa do Estado do RJ.

Sobrevivente de grandes adversidades, pois ainda muito novo viveu em situação de rua, foi internado compulsoriamente em dois manicômios e em unidade para menores infratores, sem nunca ter cometido atos infracionais. Sofreu incontáveis violências físicas e psicológicas, mas conseguiu superar todas as suas dores e chegar até aqui.

Atualmente, como palestrante pela diversidade, trabalha para que outras pessoas não precisem passar pelos desafios que ele enfrentou ao longo dos anos, pois entendeu que tudo que viveu tem por objetivo transformar pessoas, construir pontes e faz do seu ofício a sua missão de vida.

Fechar Menu