Sobre Antônio Tenório
Definir Antônio Tenório é mais fácil quando pensamos em uma palavra: Milagre. Há algumas situações que nos fazem acreditar realmente que eles existem! O atleta paulista sofreu um acidente com um estilingue no seu olho esquerdo comprometendo parte da visão, aos 13 anos. Mais tarde, aos 19, uma infecção no olho direito o fez ficar completamente cego.
Aos 50 anos, o maior judoca paralímpico de todos os tempos chega ao Japão para a disputa dos Jogos Paralímpicos pela sétima vez e regressa pra casa com uma medalha ao peito. Tempos depois, durante a pandemia, ele mais uma vez teve de enfrentar um grande adversário: Tenório foi diagnosticado com o novo coronavírus e ficou internado por 18 dias, chegou a ter 80% de seu pulmão comprometido, precisou de ventilação mecânica, mas não foi intubado. Emocionado, ele relata um pouco do sentimento que o acomete ao lembrar do que aconteceu: “Só Deus explica a minha permanência no judô paralímpico. As vezes acho que nem era mais para eu estar presente nesse mundo”. E completa : “É um privilégio defender o Brasil”
Completamente recuperado, Antônio Tenório foca ao máximo nos treinos para fazer bonito sempre que pisar no tatame. Ele sabe a dificuldade do torneio, mas a expectativa é subir ao pódio mais uma vez. Os exercícios de treino são intensos e independente do resultado ele ja se sente vitórioso! E ele é! Dono de quatro medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, Tenório ocupa o quarto lugar no ranking mundial da classe B1 (cegos totais ou com percepção parcial de luz, (sem reconhecimento do formato de uma mão a qualquer distância), na categoria até 100kg.
Mas engana-se quem pensa que os Jogos do Japão foram os últimos do atleta. Antônio deixou claro que ainda tem muito para contribuir.
Conquistas
Bronze no Mundial de Baku (2022);
Bronze nos Jogos Parapan-Americanos Lima (2019);
Ouro no Campeonato das Américas 2018, no Canadá, e em São Paulo (2017);
Prata nos Jogos Paralímpicos Rio 2016; bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto (2015);
Bronze nos Jogos Paralímpicos Londres (2012).
Palestrante disputado em eventos inclusivos, ele demonstra alegria e muita gratidão por suas conquistas e conta a sua história de vida inspiradora a fim de mostrar o quão longe é possível chegar quando se tem determinação. Antônio é presença obrigatória em seu evento para lapidar os talentos da sua corporação. Atraves de seus ensinamentos, você possibilitará o trabalho de aspectos profissionais e pessoais em seus colaboradores.
Leve Tenório para sua empresa e gere inclusão em cada resultado.
Fala sobre:
Atletas Paralímpicos, Motivacional