Um dos pilares da atividade de um palestrante motivacional são as suas experiências pessoais. E uma situação vivenciada por muitos palestrantes é o racismo. O preconceito racial é sentido de diferentes formas por palestrantes motivacionais, principalmente pelo viés inconsciente. Tal conceito é formulado por estereótipos mantidos em relação aos negros desde a formação do estado brasileiro. Entretanto, palestrantes negros e negras têm muito a colaborar com a sua empresa. Saiba o porquê ao longo deste artigo.

Palestrantes negros e negras têm uma história de superação pessoal, muitas vezes de superação da pobreza, violência e sobretudo do racismo estrutural, caracterizado por práticas que depreciam os negros e os deixam estereotipados como incapacitados, ou que estão condicionados a funções subalternas, como subemprego e sem perspectiva de se destacarem profissionalmente. Um erro histórico, que aos poucos vem sendo combatido, e tanto o racismo estrutural, quando o racismo institucional, são combatidos com exemplos de grandeza e sucesso de profissionais e palestrantes negros e negras.

Quer Ouvir em Áudio Book?


Neste sentido, em que o debate sobre o racismo ganha repercussão internacional, levar um palestrante negro ou uma palestrante negra para realizar uma palestra motivacional na sua empresa, é fundamental para desmistificar o racismo institucional e o racismo estrutural. Além de todo o conteúdo que os seus colaboradores terão acesso, a representatividade incutida na palestra conduzida por negros é enorme, abordando racismo, viés inconsciente e temas correlatos.

Embora sofram muitas vezes com a invisibilidade, palestrantes negros e negras têm um enorme potencial e se destacam em suas áreas de atuação. Um caminho muitas vezes árduo, mas que só corrobora com seus históricos de vida e luta. Em busca dos objetivos, os palestrantes negros e negras superam os obstáculos que surgem pelo caminho com uma determinação de encher os olhos.

Tais experiências enriquecem ainda mais o conteúdo de suas palestras motivacionais. O conteúdo, além de tecnicamente perfeito, com informações úteis e relevantes, também são lições de vida. Só quem já sofreu com o preconceito racial sabe o quanto é doloroso ser olhado com desdém ou desconfiança. Ou mesmo entrar numa loja e perceber que o segurança está o tempo todo lhe observando, por que um negro ou uma negra representam “uma ameaça” ao estabelecimento.

Para exemplificar, vou citar dois cases de sucesso. Luana Genó e Arthur Bugre, são palestrantes e empreendedores que construíram suas trajetórias com empenho e dedicação chegaram onde almejaram. Cada um em sua localidade, construiu relações de empatia, força e que reverberaram além do esperado. Agora, estas histórias são relatadas através de suas palestras motivacionais por todo o Brasil. Conheça um pouco sobre eles e inspire-se com estas incríveis personalidades negras do nosso país.

Luana Génot

LUANA GENOT 1 - A importância de contratar palestrantes negros para a sua empresa

A carioca Luana Génot figura na mais recente lista do Linkedin Top Voice Brasil, lista que agrega as personalidades mais influentes da rede social com viés profissional mais acessada do mundo. Mestra em Relações Internacionais pelo CEFET-RJ e formada em Publicidade e Propaganda pela PUC-Rio, Luana é autora do livro “Sim à igualdade Racial”, no qual fala sobre a importância de oportunidades iguais para negros e negras, em diferentes setores da sociedade. Em seu perfil no Linkedin, Luana também fala sobre mercado de trabalho, empreendedorismo, sempre com a bandeira do combate ao racismo e defesa de oportunidades iguais para negros e negras no mundo corporativo.

Em suas palestras motivacionais, ela aborda o universo da diversidade no mercado de trabalho, sobretudo a questão do combate ao racismo no mundo corporativo. Luana é uma das mais engajadas militantes pela igualdade racial no mercado de trabalho. Por conta disso, ela fundou o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), instituição sem fins lucrativos, que promove a igualdade racial no país, no mercado de trabalho, educação, arte, entre outras esferas.

O pioneirismo do trabalho do instituto é reconhecido e elogiado nacionalmente. Um dos pilares do instituto é quebrar a institucionalização da inferioridade de uma pessoa com base na cor de sua pele. Durante décadas esta forma de discriminação assolou a população negra brasileira. E mesmo com os avanços, ainda há muito que precisa ser feito para combater o preconceito racial.

Arthur Bugre

ARTHUR BUGRE - A importância de contratar palestrantes negros para a sua empresa

Nascido em Belo Horizonte, Arthur é formado em História pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e Jornalismo pela PUC Minas. Pela mesma instituição ele se gradou com coaching. Além disso, ele é empreendedor digital, através do blog Bugre Moda e de uma página de mesmo nome no Instagram, com mais de 47 mil seguidores. Seus conteúdos são acompanhados e compartilhados por milhares de pessoas diariamente, ultrapassado as fronteiras de Minas Gerais.

Arthur realiza consultoria sobre diversidade para empresas, universidade e lojas. Já como coaching, realiza atendimento à população negra e transexual, abordando temas como autoestima, carreira e mercado de trabalho. Um trabalho do qual se orgulha muito, apesar das dificuldades encontradas pelo caminho, como ele mesmo relata, reconhecendo a relevância do momento atual, em defesa da luta contra a discriminação racial.

“De alguma forma, o universo da palestras e eventos também refletem um pouco dos preconceitos que estão nas raízes da sociedade. Sendo assim, percebo que palestrantes negros não têm muito espaço, mesmo quando o assunto é diversidade. E essa resistência dobre se o palestrante é negro e pessoa trans. Espero que neste momento em que as pessoas estão se permitido pensar mais sobre questões raciais, elas possam reconhecer seus privilégios e também dar mais espaço e respeito de forma efetiva para a população negra”, afirma o palestrante.

Como palestrante, ele participa de diálogos sobre demandas da comunidade negra, homens trans, principalmente trans negros. Em suas palestras motivacionais aborda temas como humanização, gestão de carreira e empreendedorismo voltado para minorias. O objetivo é trabalhar o autoconhecimento e liderança interpessoal para lidar com temas como rejeição, perseguição, humilhação, racismo institucional, racismo estrutural, violência e vulnerabilidade social.

Além disso, suas palestras abordam como o respeito a todos os pilares da diversidade, contribuindo para a construção de relações sólidas e duradouras, que ainda colaboraram para relações profissionais sadias, focadas nas competências de cada um independente da cor da pele, orientação sexual, religião ou nacionalidade. Para combater o racismo, é preciso uma nova forma de olhar o próximo, livre de qualquer preconceito.

Você já contratou um palestrante negro?

Voce ja contratou um palestrante negro 1 - A importância de contratar palestrantes negros para a sua empresa

Visto a relevância das palestras motivacionais realizadas por palestrantes negros e negras, a pergunta que eu faço é: Você já contratou um palestrante negro ou uma palestrante negra? Se a resposta foi não, este é o momento para se voltar a esta possibilidade. Você estará levando aos seus colaboradores histórias motivadoras, que elevaram a capacidade dos profissionais de lidarem com as demandas diárias, principalmente neste momento em que começa o processo de retomada da atividade econômica em diversas cidades pelo Brasil.

Além disso, o ganho social é imenso. Cada vez mais, as empresas com olhar humanizado, que lidam com a diversidade de uma maneira serena e acolhem profissionais negros e negras, homens e mulheres trans, Pessoas com Deficiência, são bem vistas pela sociedade civil. Desse modo, palestras motivacionais que abordem o racismo, palestras sobre racismo institucional e palestrantes motivacionais que falem sobre racismo institucional e vieses inconscientes estão na ordem do dia. Um tema de extrema relevância, num momento em que o mundo passa por profundas mudanças, econômicas e comportamentais, cada vez mais latentes na sociedade.

Para se manter competitivo num mercado em acelerada transformação, é preciso antever as tendências. Leve para os colaboradores da sua empresa conteúdos antenados com a nova geopolítica mundial. Contratar um palestrante negro ou uma palestrante negra é um investimento na capacitação e humanização dos colaboradores da sua empresa. Lembre-se que cada vez mais estamos conectados e velhos métodos de trabalho e linhas de pensamento devem ser deixadas de lado, abrindo caminho para a inovação e consequentemente o sucesso. Vai contratar uma palestra? Opte por palestrantes negros ou negras. Você e sua equipe irão se surpreender!

Gostou do conteúdo que eu te trouxe? Deixe seus comentários e sugestões. Além disso, não se esqueça de compartilhar esse texto e as informações que reuni aqui com sua equipe e quem mais possa se interessar pelo conteúdo.

 

Já está no ar o 1º vídeo de Stand up Comedy totalmente acessível do Brasil - 1º vídeo de Stand up Comedy totalmente acessível do Brasil

1º vídeo de Stand up Comedy totalmente acessível do Brasil

É possível que você já tenha assistido um vídeo na internet com audiodescrição, legenda ou mesmo com intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Mas um único material que reúna

Como contratar um palestrante paralímpico - Como contratar um palestrante paraolímpico?

Como contratar um palestrante paraolímpico?

Exemplo de superação, o atleta paraolímpico também se destaca como palestrante motivacional. Sua história de vida e o caminho percorrido até a glória no esporte são um ótimo enredo para

Por que contratar uma palestra sobre diversidade e humor

Por que contratar uma palestra sobre diversidade e humor?

Rir é o melhor remédio! Tal frase pode parecer clichê, mas faz todo sentido neste momento difícil que vivemos em função da pandemia do Covid-19. Desse modo, pode um palestrante

2 QUAL A RELACAO ENTRE FLAR EM PUBLICO E A AUTOESTIMA 768x768 1 - Qual a relação entre falar em público e a autoestima?

Qual a relação entre falar em público e a autoestima?

Para algumas pessoas somente pensar em ter que preparar uma apresentação, participar de uma grande reunião ou mesmo de uma conferência empresarial, em que será necessário falar em público, que

Como contratar um palestrante LGBTQI+

Como contratar um palestrante LGBTQI+?

Entre as grandes transformações pelas quais o mundo vem passando nos últimos 10 anos, a aceitação da comunidade LGBTQI+ na sociedade merece destaque. Entretanto, quantos palestrantes LGBTQI+ você conhece? Se

AVANCE NA SUA CARRERIA PROFISSIONAL - Avance na sua carreira profissional. Seja um palestrante!

Avance na sua carreira profissional. Seja um palestrante!

Estudar, buscar novas áreas de conhecimento, se aprofundar em assuntos de seu interesse profissional e evoluir na carreira que escolheu para a vida. Todos são conselhos valiosos para quem deseja

VOCE-SABE-COMO-TRANSFORMAR-OBJETIVOS-EM-RESULTADOS

Você sabe como transformar objetivos em resultados?

Boa parte do trabalho de um palestrante motivacional é feito de maneira solitária. Questões como organização da agenda de palestras e o contato para a geração de leads, lidar com

POR QUE DEVO CONTRATAR UM PALESTRANTE PCD (Pessoa com Deficiência)

Por que devo contratar um palestrante PCD

Nos últimos 30 anos o mundo vem passando por profundas mudanças tecnológicas e comportamentais. Com isso, a Pessoa com deficiência passou a ter o seu espaço na sociedade. Em primeiro

Como ser um palestrante profissional 3 - Como ser um palestrante profissional

Como ser um palestrante profissional

Para ser um palestrante profissional você precisa dispor de empenho e dedicação à sua evolução pessoal e de carreira. Necessita de constante capacitação em sua área de atuação para, assim,

ARTHUR BUGER E LUANA GÉNOT

A importância de contratar palestrantes negros para a sua empresa

Um dos pilares da atividade de um palestrante motivacional são as suas experiências pessoais. E uma situação vivenciada por muitos palestrantes é o racismo. O preconceito racial é sentido de

5 DICAS PARA TER UMA PALESTRA ATRAENTE

5 dicas para ter uma palestra atraente

Neste texto vou te apresentar alguns pontos fundamentais para a preparação de uma palestra de sucesso. Você vai descobrir pontos chaves para chegar o público-alvo e poder sair da exposição

5 tendências para as palestras motivacionais após a pandemia

5 tendências para as palestras motivacionais após a pandemia

Vivemos um período de incertezas e indefinições em função da pandemia do COVID-19. Para o palestrante motivacional é o momento para ampliar os horizontes, estudar e fazer contatos. Porém é

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fechar Menu