Vivemos um período de incertezas e indefinições em função da pandemia do COVID-19. Para o palestrante motivacional é o momento para ampliar os horizontes, estudar e fazer contatos. Porém é preciso analisar como as palestras motivacionais estarão inseridas neste contexto. Quando o isolamento social passar, muita coisa irá mudar e aquilo que era tendência passará a fazer parte do cotidiano das pessoas.

O palestrante precisa estar preparado para este cenário, principalmente por que segundo os analistas, viveremos um período de retração econômica. Desse modo, as palestras motivacionais terão um papel ainda mais relevante, de inspirar as pessoas. Em 1938, quando os Estados Unidos ainda viviam a maior crise econômica de sua história, conhecida como “grande depressão”, surgiu um dos personagens mais icônicos dos quadrinhos: o Superman.

O herói mais poderoso do universo veio de outro planeta para livrar nosso planeta de todos os perigos. O personagem se tornou um sucesso imediato. Muito disso em função de sua força descomunal, capacidade de voar e velocidade fora do comum, mas um detalhe se sobressai. O caráter humano do personagem, sua bondade e senso de justiça. E 82 anos após sua criação, ele ainda povoa o imaginário de milhões de pessoas pelo mundo, que enxergam no personagem uma fonte de inspiração.

Então seria o palestrante um super-herói? Guardadas as proporções sim! O palestrante tem sim um grande poder em mãos. Mas como disse Bem Parker, tio de Peter Parker, o Homem Aranha, outro icônico herói dos quadrinhos, “grandes poderes trazem grandes responsabilidades”. Você que é palestrante, é preciso estar atento as transformações que estão ocorrendo no mundo de maneira acelerada em função da pandemia da COVID-19. Confira abaixo, 5 tendências para as palestras motivacionais pós-pandemia.

1 – Uso da tecnologia

Não é de hoje que a tecnologia já faz parte do nosso dia-a-dia. Neste período de quarentena ficou mais evidente, já que o home office foi instituído por grandes partes das empresas e a educação à distância ganhou força. Para o palestrante, a tecnologia aproximou o público e potencializou seu raio de atuação. Por meio de videoconferências e lives nas redes sociais, o palestrante pode realizar suas palestras motivacionais para um número infinito de pessoas.

Entretanto, para o conteúdo ser veiculado de maneira profissional, o palestrante precisa dominar as ferramentas da internet. Um ponto crucial é o gerenciamento das redes sociais, com um perfil interativo e profissional, com sua logomarca em evidência. Também é preciso manter um relacionamento saudável e educado com os seguidores, longe de polêmicas ou emitindo opiniões sobre assuntos que não agregam ao conteúdo de suas palestras. O Palestrante é uma referência para seu público, e é muito melhor ser fonte de inspiração passando bons exemplos.

A criação de conteúdo também é importante, seja em posts no Facebook, Linkedin, Twitter ou blog, adotando técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que colaboram para um melhor resultado em sites de busca na internet, com o Google.

2 – Olhar humanizado

O ser humano sempre foi o foco das palestras motivacionais. No mundo pós-pandemia não será diferente. O palestrante motivacional que atua com diversidade, empreendedorismo de impacto deve ter consciência que as pessoas estão emocionalmente fragilizadas, e que buscam inspiração para recomeçarem suas vidas ou traçar novos objetivos. O poder de uma palestra motivacional nesse cenário é altíssimo.

Assim como os heróis dos quadrinhos, o palestrante motivacional é referência e fonte de inspiração para milhares de pessoas pelo Brasil. Assim como cada ser humano é único, o olhar do palestrante deve levar em consideração cada um dos seus ouvintes.

Se o palestrante aborda temas como diversidade, mercado de trabalho ou empoderamento feminino, deve levar sua mensagem de modo que cada um seja tocado por aquela palestra e seja inspirado a buscar os seus objetivos, superando as dificuldades e com a certeza de que com força e determinação, tudo é possível.

3 – Visão de mercado

O palestrante motivacional também é um empreendedor e como tal, precisa ter uma ampla visão de mercado e como a economia afeta nossas vidas. Levando em consideração a possibilidade de recessão econômica e como tal cenário pode ser revertido, com novas ideias, pensando fora da caixa.

O palestrante deve incluir em seus conteúdos as tendências do mercado como um todo, que apesar da iminente retração, vai recuperar o fôlego, com a retomada dos investimentos que vão fomentar novos modelos de negócio, oportunidade ideal para palestras motivacionais com foco na excelência profissional.

Saber lidar com o humor do mercado e a inteligência emocional são temas que também podem ser agregados ao âmbito das palestras motivacionais, de modo a capacitar ainda mais o público a lidarem com as dificuldades que por ventura venham a surgir com competência, força e conhecimento de causa. Quem está bem preparado no mar, está apto para encarar qualquer tempestade.

4 – Recuperação da confiança

Como falei no começo do artigo, neste momento temos que recuperar a confiança, seguindo o exemplo do Superman, que está sempre disposto a salvar a humanidade e que serve de inspiração para milhões de pessoas pelo mundo. Através de sua história de vida, o palestrante também tem o poder de motivar e inspirar.

Seus ouvintes e seguidores absorvem aquilo que é passado nas palestras motivacionais a aplicam em suas vidas. Ter confiança para encarar os desafios do mundo pós-pandeia será uma das principais qualidades observadas por empresários e recrutadores no mercado de trabalho. O palestrante é fundamental para mostrar o caminho a seguir.

Recuperar a confiança é fundamental para que voltemos a trilhar o caminho do sucesso, com a confiança de investidores e novas possibilidade de negócios sendo geradas em todos os segmentos da economia brasileira. Para isso, o impacto de uma palestra motivacional é fundamental.

5 – Foco no processo

Para cruzar a linha de chegada é preciso concluir o percurso. A busca constate pela excelência e resultados cada vez mais expressivos tem levado a humanidade a se preocupar apenas com o fim da jornada, mas o caminho percorrido é tão importante quanto. Nenhum resultado será satisfatório se o processo não for correto.

A maioria dos participantes de uma maratona, assim que é dada a largada, mentalizam a medalha em seu peito, após percorrer os 42 quilômetros e 195 metros. Tal ansiedade os impede de vislumbrar o percurso, observar a arquitetura da cidade à sua volta, a vibração do público ou mesmo as outras centenas de pessoas que estão ali naquele momento, participando com ele de um momento único para os corredores.

O palestrante deve ter essa consciência quando vai falar sobre planejamento e metas. Não basta vontade e boas ideias, é preciso método para alcançar os objetivos. As palestras motivacionais têm esse potencial de oferecer novas perspectivas para quem está do outro lado, demonstrando que mesmo em meio a dificuldades e situações de crises há sempre um outro caminho a ser percorrido.

Vamos em frente!

Existem muitas possibilidades para o palestrante motivacional, agora e quando passarmos por este momento delicado. É preciso ter foco e fé para se abrir a novas oportunidades que estão surgindo neste momento e que surgirão em breve. Porém, é preciso estar preparado para este cenário. Os desafios são muitos e quem estiver alinhado com as necessidades do mercado terá sucesso.

O palestrante deve estar sempre focado em novas maneiras de levar conteúdo de qualidade para o seu público. É o momento de enxergar além das possibilidades, de se reinventar, com foco em novas possibilidades, conduzindo palestras cada vez mais elaboradas e assertivas, levando ao público o conteúdo de qualidade que é a marca registrada de um palestrante de sucesso.

Mais que isso, as palestras motivacionais devem ser um agente de transformação, o incentivo que faltava para que profissionais, estudantes e empreendedores potencializem sua capacidade de lidar com os desafios da vida.

Está esperando o quê? Seja um palestrante motivacional e transforme seu potencial em resultados!

Já está no ar o 1º vídeo de Stand up Comedy totalmente acessível do Brasil - 1º vídeo de Stand up Comedy totalmente acessível do Brasil

1º vídeo de Stand up Comedy totalmente acessível do Brasil

É possível que você já tenha assistido um vídeo na internet com audiodescrição, legenda ou mesmo com intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Mas um único material que reúna

Como contratar um palestrante paralímpico - Como contratar um palestrante paraolímpico?

Como contratar um palestrante paraolímpico?

Exemplo de superação, o atleta paraolímpico também se destaca como palestrante motivacional. Sua história de vida e o caminho percorrido até a glória no esporte são um ótimo enredo para

Por que contratar uma palestra sobre diversidade e humor

Por que contratar uma palestra sobre diversidade e humor?

Rir é o melhor remédio! Tal frase pode parecer clichê, mas faz todo sentido neste momento difícil que vivemos em função da pandemia do Covid-19. Desse modo, pode um palestrante

2 QUAL A RELACAO ENTRE FLAR EM PUBLICO E A AUTOESTIMA 768x768 1 - Qual a relação entre falar em público e a autoestima?

Qual a relação entre falar em público e a autoestima?

Para algumas pessoas somente pensar em ter que preparar uma apresentação, participar de uma grande reunião ou mesmo de uma conferência empresarial, em que será necessário falar em público, que

Como contratar um palestrante LGBTQI+

Como contratar um palestrante LGBTQI+?

Entre as grandes transformações pelas quais o mundo vem passando nos últimos 10 anos, a aceitação da comunidade LGBTQI+ na sociedade merece destaque. Entretanto, quantos palestrantes LGBTQI+ você conhece? Se

AVANCE NA SUA CARRERIA PROFISSIONAL - Avance na sua carreira profissional. Seja um palestrante!

Avance na sua carreira profissional. Seja um palestrante!

Estudar, buscar novas áreas de conhecimento, se aprofundar em assuntos de seu interesse profissional e evoluir na carreira que escolheu para a vida. Todos são conselhos valiosos para quem deseja

VOCE-SABE-COMO-TRANSFORMAR-OBJETIVOS-EM-RESULTADOS

Você sabe como transformar objetivos em resultados?

Boa parte do trabalho de um palestrante motivacional é feito de maneira solitária. Questões como organização da agenda de palestras e o contato para a geração de leads, lidar com

POR QUE DEVO CONTRATAR UM PALESTRANTE PCD (Pessoa com Deficiência)

Por que devo contratar um palestrante PCD

Nos últimos 30 anos o mundo vem passando por profundas mudanças tecnológicas e comportamentais. Com isso, a Pessoa com deficiência passou a ter o seu espaço na sociedade. Em primeiro

Como ser um palestrante profissional 3 - Como ser um palestrante profissional

Como ser um palestrante profissional

Para ser um palestrante profissional você precisa dispor de empenho e dedicação à sua evolução pessoal e de carreira. Necessita de constante capacitação em sua área de atuação para, assim,

ARTHUR BUGER E LUANA GÉNOT

A importância de contratar palestrantes negros para a sua empresa

Um dos pilares da atividade de um palestrante motivacional são as suas experiências pessoais. E uma situação vivenciada por muitos palestrantes é o racismo. O preconceito racial é sentido de

5 DICAS PARA TER UMA PALESTRA ATRAENTE

5 dicas para ter uma palestra atraente

Neste texto vou te apresentar alguns pontos fundamentais para a preparação de uma palestra de sucesso. Você vai descobrir pontos chaves para chegar o público-alvo e poder sair da exposição

5 tendências para as palestras motivacionais após a pandemia

5 tendências para as palestras motivacionais após a pandemia

Vivemos um período de incertezas e indefinições em função da pandemia do COVID-19. Para o palestrante motivacional é o momento para ampliar os horizontes, estudar e fazer contatos. Porém é

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fechar Menu