Neste texto vou te apresentar alguns pontos fundamentais para a preparação de uma palestra de sucesso. Você vai descobrir pontos chaves para chegar o público-alvo e poder sair da exposição com a sensação de dever cumprido.
Em primeiro lugar, ao assistir uma palestra você pode achar que aquele expositor tem um dom. Por isso, o que vou mostrar é que tudo é questão de aplicar os instrumentos mais eficazes e praticar.
Isso porque, todas as características que fazem de sucesso uma palestra são baseadas em técnica. São muitas as ferramentas que podem trazer resultado. Por essa razão, os cursos para palestrantes são tão procurados.
Trabalho em mentoria, no preparo dos palestrantes, há alguns anos e sei que, sem determinados cuidados, uma apresentação que tinha tudo para impactar o público, acaba deixando a desejar.
Para ser um palestrante de sucesso é preciso ficar atento a certos pontos, mas você pode ficar tranquilo, porque vou te mostrar aqui.
Quer Ouvir em Áudio Book?
1. Escolha um assunto de impacto
O primeiro passo para preparar uma apresentação ou uma palestra é saber exatamente sobre o que você irá tratar. Isso quer dizer que você precisar ter definido com clareza o tema sobre o qual você vai apresentar e se especializar nele.
Para isso, é importante que você domine sobre o assunto que irá falar. Experiências pessoais são peças chave neste momento, consequentemente, mostram que você lidou na prática com o que está sendo tratado, por exemplo.
Caso você esteja tentando encontrar um foco dentro de sua área profissional de atuação, acima de tudo fique atento aos assuntos emergentes e as tendências no mercado.
É muito importante ter bem definido qual o objetivo da sua palestra, antes de iniciar qualquer tipo de exposição. Não adianta você fazer um curso de palestrante e não aprender a ter foco ou saber como esse tema será trabalhado.
Além disso, repassar a informação para quem está te assistindo, é um fator de extrema relevância. Mostre que você está aberto a ajudar as pessoas e dividir seus conhecimentos. Isso faz toda a diferença em uma palestra de impacto.
2. Conheça o público-alvo
Já tem expertise o suficiente para tratar sobre ele. Agora, é importante ter atenção sobre qual o perfil do público para quem você irá falar.
Portanto, é necessário saber: trata-se apenas de homens ou somente mulheres? Há uma idade média, classe social ou nível de instrução? Qual o nível de conhecimento deles sobre o assunto?
Todos esses fatores influenciam no momento em que você estiver preparando sua explanação. Certamente definirá, por exemplo, o tom de voz e os tópicos que você poderá apresentar.
Outro fator fundamental é a escolha pela linguagem. Com a definição do público-alvo é possível preparar uma abordagem mais descontraída ou mais séria, além da forma de tratar e apresentar o assunto nos recursos visuais escolhidos.
3. Tenha habilidade de apresentação
Essa é uma questão fundamental. Não estou aqui dizendo que você precisará fazer a plateia chorar ou rir nem mesmo as duas coisas em um mesmo evento. O ponto chave para a apresentação é envolver as pessoas. Mantê-las atentas e interessadas no que você está expondo.
Acima de tudo é importante não só levar em consideração a flexibilidade. Estar preparado para improvisos dependendo da reação da plateia. Essa habilidade de adaptação é um diferencial admirável.
Um dos motes centrais é saber construir a palestra de forma eficiente. Consequentemente, é preciso não se esquecer de levar em conta o tempo que você terá para a apresentação.
No meu curso de mentoria, para quem quer ser palestrante ou mesmo obter técnicas para falar em público e alavancar sua carreira profissional, ofereço testes de correção, alinhamento e mesmo transformação da palestra, caso seja necessário. Da mesma forma como proporciono técnicas de utilização de gatilhos mentais para o momento da apresentação.
3.1 Postura e Oratória
Agora, com o tema e objetivos na ponta da língua, ainda é preciso ficar atento a postura e a oratória. Como resultado, a velocidade em que você vai falar e mesmo o tom de voz escolhido podem alterar a relação com o público.
Por exemplo, você está navegando pela internet, ou então na TV procurando algo para assistir, mas, só encontra um documentário sobre um tema que te interessa, você começa a ver, mas o narrador tem um tom de voz desanimado e monótono. A primeira coisa que você faz é sair ou mudar de canal, certo?!
É preciso pensar no mesmo princípio quando for elaborar sua palestra. A escolha pela clareza, tom da voz e velocidade em expor as ideias – e isso também leva em consideração as pausas entre as frases – devem passar autoconfiança, domínio e conexão com quem está do outro lado.
Da mesma forma, outro ponto que é importante levar em conta é em relação às dúvidas do público. Você destinará um tempo da sua apresentação para esclarecer as questões? Se sim, fique atento quanto a destinação do tempo total que você terá para expor seus conhecimentos.
4. Torne seu perfil de palestrante atraente
Acima de tudo, não adianta ter a melhor proposta de apresentação, saber como se posicionar no momento da explanação, e ter o domínio e expertise no assunto, se o seu perfil profissional não for atraente.
Sendo assim, o trabalho de construção de uma palestra de impacto vai além do tema. Ela está fortemente associada com a imagem de quem vai tratar sobre a questão.
Para tanto, torne seu perfil possível de ser encontrado pelos contratantes e, assim, sua proposta de palestra chegue ao público-alvo.
Neste caso, um curso para ser um palestrante pode ser insuficiente. Você precisa de network, ou seja, estar no meio e ter contato com referências na área.
Um fator fundamental é criar um perfil adequado nas redes sociais. Na minha mentoria, avaliamos quais as melhores mídias para focar, dependendo do seu perfil. E, mais importante, como criar “autoridade de palestrante nas redes sociais”.
5. Prepare uma apresentação de impacto
Definir e modelar o formato do conteúdo que você irá apresentar tem um peso imenso no momento da explanação. Além disso, dá dinamismo e ilustra o que você está falando.
A exposição do tema também vai influenciar na atração do público pelo que está sendo tratado e o quanto ele vai se sentir envolvido e motivado.
Os slides, vídeos ou qualquer tipo de arte escolhida para ilustrar, também precisam ser claros e possíveis de ser interpretados individualmente por cada membro da plateia. Ele é um recurso complementar ao que você está falando e não deve ser lido como um texto, afinal como resultado, isso faria com que o evento ficasse monótono e você, como palestrante, em segundo plano.
Um cuidado bem importante que deve ser tomado é para que os recursos visuais não chamem mais a atenção da plateia do que sua própria explanação. Por outro lado, ela precisa trazer curiosidade e envolver quem está assistindo.
Mas, acima de tudo, o fechamento de uma palestra deve ser instigante, inspirador e atraente.
O que você achou das nossas dicas? Já pensa em aplicá-las na elaboração da sua próxima apresentação? Deixe aqui seu comentário.
Agora, se você quer saber mais sobre como ter uma palestra de impacto, melhorar o desempenho em falar em público, obter apresentações atraentes e gerar resultado, entre em contato comigo.
2 respostas
Muito boa dica. Obrigado.
A equipe da Converger é que agradece!
Feliz em poder contribuir com você.
Conte conosco e seguimos juntos.