Lúcia Helena Issa

Fala sobre:

Sobre Lúcia Helena Issa  

Nossa passagem por esse mundo só vale a pena se impactarmos a vida de outras pessoas. Marcar nossa impressão é transcender perspectivas, mudar realidades e não aceitar determinados padrões existentes. Essa inquietude moveu Lúcia Helena Issa a trabalhar em prol de minorias e ser voz para essas pessoas. Ela percebeu o quanto podia fazer para que pudesse mudar – ao menos um pouco – o mundo que a cerca. Percebeu que poderia usar a sua voz como ferramenta para fazer ecoar sua missão.  

Lúcia Helena Issa é jornalista com especialização em Linguagem e Semiótica, pela renomada Università di Roma, na Itália. É autora do livro-reportagem ” Quando amanhece na Sicília…”, premiado no Brasil e na Itália, sobre a luta das mulheres e da sociedade civil italiana contra a Máfia.  Morou em Londres, Havana e Roma por seis anos, onde foi correspondente para a Folha de São Paulo, Revista Isto é e Jornal do Brasil.  Esteve em mais de 80 países do mundo, alguns deles devastados por guerras recentes e reportados por ela, a exemplo da Síria, Palestina, Sérvia e Líbano. Atualmente mora no Rio de Janeiro, onde termina um novo livro-reportagem, sobre refugiadas do Oriente Médio que lutam pela paz. É ainda colunista do site britânico Middle East Monitor.  

 

Alguns prêmios a ela atribuídos:  

– Título de Embaixadora da Paz por uma organização francesa, outorgado em Paris em outubro de 2018;  

– Medalha Marielle Franco, outorgada pelo Olodum e pela cidade de Salvador em 2018 por ter dado voz às refugiadas africanas e palestinas;  

– Prêmio Recife de Liberdade de Expressão, outorgado em 2015 por seu trabalho pelas mulheres refugiadas; 

– Prêmio Estrella del Sur, outorgado no Uruguai em 2018 pelo seu trabalho humanitário na fronteira da Síria; 

– Troféu Evita Peron, outorgado pelo Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires pelas matérias sobre direitos humanos em territórios de guerra; 

– Membro de Honra do Board da UNESCO- SOST na Espanha. 

Prêmio Estrella del Sur , recebido em Montevidéu, pela luta contra o ódio religioso; 

 

Palestras: 

– Palestra sobre a as mulheres palestinas e a reconstrução da paz na Universidade Metodista de São Paulo; 

– Palestra em Praga, na República Tcheca , sobre o aumento da intolerância religiosa e a reconstrução da paz; 

– Palestra na UERJ sobre o diálogo entre religiões e a reconstrução da paz;

– Palestra na Universidade Federal do Amazonas ” Muheres refugiadas, uma luta pela paz com rosto de mulher

 

Por que levar Lúcia Helena ao meu evento?  

Lúcia Helena Issa é uma jornalista cujo trabalho transcende fronteiras. Sua busca incessante por narrativas autênticas e seu comprometimento em compartilhar histórias que muitas vezes são esquecidas ou negligenciadas, tornam-na uma profissional de destaque em seu campo, conectando a realidade com quem precisa conhecê-la. Sua determinação em trabalhar a Diversidade religiosidade como Ponto de força alcança pessoas que precisam de apoio. Adeptos de Religiões de Matrizes Africanas e outras que sofrem especificamente com discriminação recebem Generosidade e Solidariedade tecidas por suas ações, desconstruindo muros criados por anos de desconhecimento e discursos que não tem nenhum embasamento na verdade.  

Iniciar um novo padrão de pensamento exige uma longa caminhada que é abreviada se cada um fizer sua parte. Seja porta-voz da Igualdade convidando especialistas em assuntos necessários como: 

– Intolerância Religiosa e Racismo;  

– Xenofobia;  

– Direitos femininos. 

E Lúcia é referência internacional nesses temas. Faça a voz da diversidade ser ecoada onde precisa ecoar.  

 

Eu sou agente de mudança! 

 

Provoque transformações na sua empresa com Lúcia Helena Issa