celu 253x300 - Jorge Hilton

Jorge Hilton

“Palestrante Motivacional | Converger”

Este é o trecho da música “Quadro Negro” do grupo Simples Rap’ortagem. Ela foi escrita pelo rapper e cientista social, Jorge Hilton. 

A letra por si só é uma aula. Aula essa sobre privilégio, meritocracia, racismo, branquitude, escravidão, lugar de fala e, principalmente, desigualdade social. 

Todos esses temas são contemporâneos e essenciais para serem tratados em qualquer ambiente. Seja ele familiar, educacional ou mesmo corporativo. E Jorge Hilton de Assis Miranda tem as perspectivas acadêmicas e práticas para tratar sobre os assuntos.

Além de rapper e membro do Simples Rap’ortagem há mais de 25 anos, ele é doutorando no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB).

Jorge Hilton - Jorge Hilton
Jorge Hilton edit 3 - Jorge Hilton

“O que explica o privilégio que sua etnia pode conquistar? 

Pra quem nasceu em berço de ouro é difícil entender

Que não é só porque seus pais fizeram por merecer. 

Foram anos de exploração no passado pra que um dia 

A sociedade fosse estruturada a favor de uma minoria”.

Assim como é especialista em História das Culturas Afro-Brasileiras pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, e autor dos livros: “Bahia com H de Hip-Hop” e “Branquitude, Música Rap e Educação: Compreenda de uma vez o racismo no Brasil a partir da visão de rappers brancos”.

Jorge une a teoria com a arte para contribuir com as mudanças positivas de comportamentos e com a abolição de injustiças sociorraciais.

Jorge Hilton edit 2 - Jorge Hilton
Fechar Menu