Sobre Luciene Vignoli Müller
BASEADO EM FATOS REAIS
O que você diria para uma menina de quatro anos que acaba de perder a mãe? Existem palavras para amenizar a dor de um coração tão pequeno e inocente? Quais as respostas que daríamos para seus vagos questionamentos? O que aconteceu com Luciene é o retrato da realidade de tantas crianças dentro e fora do Brasil e o relato a seguir se trata da vida real. Ainda bebê, aos 2 anos e meio, Luciene perdeu a mãe. Sem condições psicológicas de cuidar de seus filhos, o pai de Luciene entregou os seus filhos para adoção ficando apenas com ela debaixo do mesmo teto. O alcoolismo predominou a sanidade dele e devido ao seu estado, pouco tempo era dedicado à menina. Mais tarde, ele se casa e essa mulher que seria uma imagem feminina importante para o desenvolvimento de Luciene acaba transformando aquele lar em um ambiente impróprio para qualquer criança. Cansada da violência física e psicológica que sofria da madrasta, Luciene sai para brincar e simplesmente não volta mais. A inocência dela não mostrava os perigos que as ruas ofereciam. Assim, dos 4 aos 11 anos ela viveu nas ruas de São Paulo sem cuidados, sem acesso à saúde, sem alimentação adequada, sem destino…
Com medo e buscando se proteger, Luciene pulava os muros das casas, mas sua atitude não era bem vista e ela era expulsa em todas as vezes que tentava. Ao pular o muro da biblioteca pública, único lugar que encontrou moradia, Luciene descobriu que seu mundo poderia sim ser muito diferente. Sem Perspectiva de tempo, Luciene tem os livros como calendário, e só consegue associar períodos de sua transição para adolescência ao lembrar das leituras que fazia: Antes, infantis, depois infantojuvenis. E foi assim que ela começou a enxergar-se de outra forma. Com o passar do tempo, Luciene se adapta à rotina da biblioteca e a frequenta como se moradora fosse. Dona Ursulina, foi sua principal motivadora, pessoa que a alfabetizava e cuidava nos períodos em que estava presente. Ali, ela era abraçada pelos livros e pelas possibilidades que a literatura oferecia. Resgatada aos 11 anos por uma tia e sua esposa, Luciene enfrentou a estranha sensação de ter medo do seguro, mas conseguiu superar-em seu próprio tempo- os seus temores e o cenário precário em que viveu por tanto tempo.
Visibilidade:
Luciene, já na vida adulta, escreve e palestra para milhares de pessoas um pouco de suas histórias e vivências. Mais forte e com a certeza de que sua vida é uma ferramenta de mudança para outros, ela propaga a sua mensagem do quanto um ambiente disfuncional pode mexer com o futuro de uma criança e garantir que essa história não se repita nos dias atuais. Dona de editora e ativista em prol dos direitos dos pequenos, eis algumas de suas participações:
Fala sobre:
Proteção Integral a crianças e adolescentes, Adoção, Direito à Literatura, Direito e Literatura, Narrativa de Si: Reescrita da própria história, Recomeços,
Capacitação de rede protetiva na Assistência Social, Capacitação a educadores, Capacitação a profissionais da Saúde, Família, Relações Humanas, Carreira, Diversidade e Cases de Sucesso.
Leve Luciene para seu treinamento e seja completamente impactado pela realidade que muitas vezes não conseguimos enxergar. Ou simplesmente não queremos. Shhhh…Ouça com atenção… mergulhe nas histórias… Entenda como uma criança. Será mais que um aprendizado momentâneo. Será uma lição para toda vida!