Letícia Lucas

Letícia Lucas

Fala sobre:

Sobre Letícia Lucas

A vida é repleta de mudanças. Algumas chegam de forma inesperada. Na verdade, a maioria delas. Foi o que aconteceu com Letícia. Nascida em Três Marias, Letícia foi uma criança muito ativa e como qualquer uma de sua idade, teve uma infância cheia de aventuras. Suas boas lembranças comprovam o quanto pôde aproveitar essa primeira fase de descobertas. Aos 10 anos de idade, Letícia sofreu um grave acidente automobilístico que a fez perder sua família. Ela, sobreviveu, mas tornou-se cadeirante desde então. Duas dores distintas; dois lutos, duas perdas. Mas Letícia aprendeu a superar seus limites dia a dia e o que era apenas dor se converte em força. Anos mais tarde, e de mudança para Uberlândia, ela encontra oportunidade para cursar Nutrição. Uma trombose na perna esquerda que a fez querer olhar mais pra si e cuidar de sua saúde com maior afinco, foi uma vivência enriquecedora para ela.  Foi nesse momento que Letícia conhece – e se apaixona – pela natação paralímpica. O que era apenas uma alternativa ao sedentarismo se transforma em uma paixão que lhe traria muito orgulho nos anos seguintes. Seu potencial físico era tanto, que, em menos de 1 ano ja estava convocada para a seleção brasileira que participaria dos Jogos Parapan-Americanos Rio 2007. Mesmo sua participação não rendendo medalhas por conta de uma mudança de categoria que não a favorecia, um ano após essa mudança de categoria, Letícia passou por outra classificação funcional e voltou à sua categoria de origem, tornando-se campeã mundial em 2009 Rio de Janeiro, vice-campeã em 2010 na Holanda com a equipe de revezamento na prova 4x50m livre e medalhista em outros 2 Parapan-Americanos.

 

Influência Positiva

Sua vida de influenciadora digital proporciona a representação de marcas importantes relacionadas à saúde, maternidade, bem-estar,  alimentação saudável,  lifestyle e inclusão com o viés da acessibilidade. Com o quadro Letícia Por Aí que consiste em visitar locais e mostrar o quão preparados estão os lugares para as pessoas com necessidades especiais, gera um relatório apontando onde existem as melhores soluções de acessibilidade pontuando as falhas e o que pode melhorar pra que pessoas com deficiência tenham a melhor experiência possível naquele local.

 

Letícia é uma sereia…

A oportunidade de ser mãe tornou Letícia uma pessoa ainda mais evoluída. Pensando nisso, ela decide juntar toda a experiência de vida adquirida até então e transformá-la em um livro voltado para as crianças. A inclusão para ela é um processo que deve ser trabalhado desde os primeiros anos, de forma leve e de fácil compreensão para os pequenos pois a desconstrução do preconceito arraigado na cultura deve ser feita ainda na infância. O livro “Minha mãe é uma sereia” aborda o tema de uma forma descomplicada e com a linguagem necessária para que os pequenos entendam que devemos respeitar as diferenças.

 

Inclusão como Ferramenta de Gestão

Em suas participações em treinamentos de empresas como SANKHYA – Tecnologia em Gestão reforçam o quanto é importante ter nas empresas pessoas que realmente representem quem tem algum tipo de deficiência. A expertise de alguém que sabe o que é de fato a vivência é única e essa nenhum referencial teórico poderá substituir.

 

Fala sobre:

Atletas Paralímpicos, Acessibilidade, Diversidade e Inclusão, Inclusão PCD, Gênero, Maternidade, Saúde Mental

Provoque transformações na sua empresa com Letícia Lucas