Para ser um palestrante profissional você precisa dispor de empenho e dedicação à sua evolução pessoal e de carreira. Necessita de constante capacitação em sua área de atuação para, assim, criar autoridade. Da mesma forma, e não menos importante, ter entusiasmo para promover a motivação e dar resultado ao público.

Pois bem, seguir na carreira de palestrante não é uma tarefa fácil. É um caminho que exige muito trabalho e esforço. Além de aprimoramento constante para que você não fique desatualizado.

audiobook seja uma palestrante profissional  1024x576 - Como ser um palestrante profissional
Áudiobook Seja um palestrante profissional

Quer Ouvir em Áudio Book?

Mas calma! Não quero te desanimar. Muito pelo contrário. Com essa introdução meu objetivo é te mostrar que se você ama o que faz, tem uma história de superação ou, unicamente, acredita que pode ajudar e motivar outras pessoas, em resumo, ser um palestrante é a profissão para você.

Vou te mostrar a seguir que não existe um caminho mágico. Ou seja, não há apenas uma estrada de tijolos amarelos que vai te levar ao Mágico de Oz ou ao posto de maior palestrante de sucesso.

Esse percurso deverá ser feito por meio de autoconhecimento, muito trabalho e é claro uma boa mentoria. Isso mesmo, obter uma capacitação adequada para se posicionar é um diferencial importante no ramo de palestras.

No decorrer deste texto vou te contar dicas relevantes, orientar sobre como receber um treinamento para ser o palestrante adequado ao seu perfil, quais as ferramentas necessárias para seguir na carreira e assim, afinal, como ser um palestrante profissional.

Venha comigo para se inspirar.

Palestrar é estar em um lugar de destaque

Palestrar e estar em um lugar de destaque  1024x1024 - Como ser um palestrante profissional
imagem do Mickey em pé sobre um piano, ele está sendo iluminado por um holofote

A palavra palestra vem do latim e a prática dela é feita desde os gregos na Roma Antiga. Em resumo, palestras, naquela época, eram locais que funcionavam como se fossem escolas ou pontos de treinamento para os homens, além de um espaço de convívio social.

Logo, tratou-se de concentrar pensadores, filósofos e quem mais queria escutar sobre literatura ou música, por exemplo.

A história nos mostra acima de tudo que desde sempre ser palestrante é estar em um lugar de destaque, por quem tem algo para contar, debater e acrescentar à vida de outras pessoas.

Pois então, esse é o primeiro passo para carreira de palestrante. Não, não estou falando em ser filósofo, nem mesmo reunir pessoas e sair propagando o que você sabe ou tem experiência.

Quero dizer, portanto, é que para ser um palestrante profissional você precisa se capacitar. Deve estudar muito, se atualizar sobre o que está acontecendo em sua área de atuação. Além de receber treinamento para estar bem posicionado no palco ou outro lugar de escolha para a sua apresentação.

Ter postura e autoridade em um assunto são fatores fundamentais para que você seja reconhecido como um palestrante profissional. Tão importante quanto isso está a sua experiência pessoal, história de vida ou cases que você possa contar.

Esse é um diferencial, porque mostra um desafio e a superação dele por meio da sua percepção, seu ponto de vista, e na forma como você lidou e venceu ele.

Vamos falar então dos ingredientes necessários.

O que eu preciso para ser um palestrante?

O que eu preciso para ser um palestrante.pptx 1024x1024 - Como ser um palestrante profissional
Foto do pado Donald, ele está de pé em um ambiente escuro sendo iluminado por uma grande luminária

Em suma, há quem acredite que existam três opções de caminhos para ser um palestrante de sucesso: ter sorte, ter o dom ou ser famoso.

Quer a realidade? Isso é coisa do passado. Se você acredita nisso, pode começar a desconstruir esse pensamento, porque ele é antiquado e completamente infundado.

O caminho que será percorrido varia de pessoa para pessoa. Mas a receita tem sempre os mesmos ingredientes: estudo, ter um objetivo claro, conhecer seu público alvo, utilizar dos melhores recursos visuais, e ter uma oratória e um conteúdo atraentes para quem vai te assistir.

Quando falamos de assuntos que mais estão em alta nos dias atuais no ramo de palestras, se destacam a diversidade, produtividade e tecnologia. Eles inclusive podem ser tratados em uma mesma apresentação. O que todos eles têm em comum é que são a tendência, ou seja, são os temas do futuro.

Outra recomendação valiosa que eu posso te dar é a inspiração. Esteja sempre motivado, engajado e animado para ser palestrante. O público sente e se envolve com a energia que, quem está no comando, vai passar.

Eu ainda detalhei 5 dicas para ter uma palestra atraente que podem te ajudar. Mas se você quer saber mais, é importante que você receba um treinamento para ser um palestrante. Vamos tratar sobre isso agora.

Qual o papel da mentoria numa palestra?

QUAL O PAPEL DE UMA MENTORIA NUMA PALESTRA 1024x1024 - Como ser um palestrante profissional
Cartas com o imagem de uma mão escrevendo no cabeçalho, Mentoring em cor vermelha, abaixo a foto do mentor de palestrante Carlos Paes.

Uma das mais completas pesquisas do ramo de palestras publicada recentemente aponta que a indicação é o método adotado por 74% dos entrevistados no momento de contratar uma palestra.

Por essa razão o network tem um papel tão importante. Receber a orientação de uma pessoa que tem contatos e experiência na área faz toda a diferença no momento de escolha do perfil do palestrante.

Além disso, somente com a mentoria será possível obter técnicas de postura e de oratória. Por meio dos ensaios, definir quais os melhores tempos e momentos de tratar cada assunto. Assim como os recursos visuais mais apropriados.

Sem contar o peso que a experiência de um profissional em mentoria tem para adequar o tema da sua apresentação ou mesmo transformar a sua palestra em uma mais atraente e impactante.

Outro fator de destaque na palestra é, por exemplo, ser conhecido nas redes sociais. Nesse ponto o mentor também tem destaque, porque ele vai te orientar sobre em quais redes sociais você deve estar e como se posicionar para alcançar o público-alvo para o seu segmento.

Até aqui falamos sobre ferramentas para ter uma palestra atraente e qual o papel da mentoria para se obter sucesso na carreira. Agora, vou te encorajar ainda mais em ser um palestrante profissional.

Seja um palestrante de impacto!

Seja um palestrante de impacto 1024x1024 - Como ser um palestrante profissional
Foto de uma mulher, de pé em um palco. ela está sendo iluminada por fraco feicho de luz que a coloca em destaque. Ela perece está diante de uma grande plateia

Vamos sair do óbvio. Quando você pensa em como ser um palestrante profissional, você se vê em um palco motivando a plateia? Ótimo! E em quais mais situações? Talvez, ministrando um curso?

Vou te contar que o ramo das palestras é muito maior do que isso. Ainda mais com a tecnologia a nosso favor.

Como palestrante, você pode oferecer treinamentos, workshops, consultoria ou fazer tudo isso. Além de a possibilidade de oferecer todos esses serviços por meio de um ambiente profissional e adaptado para a presentar seu perfil.

Está se perguntando como? Tenho a resposta para você: por meio da internet com webnairs, por exemplo.

Quer saber outro ramo que tem se alavancado entre os palestrantes? O papel de influenciador digital. Lembre-se que agora pouco te falei sobre a importância de ter um perfil adequado nas redes sociais.

Se você obtém as ferramentas de oratória, capacidade e autoridade faz todo sentido que as pessoas se inspirem em você mesmo nas redes sociais.

Acredito que com o material que reuni aqui você tem elementos suficientes para reforçar seu sonho de ser palestrante. Certamente você fará com que a palestra seja a consequência natural de um trabalho bem sucedido e que mereça ser compartilhado para inspirar outras pessoas.

Gostou do conteúdo que eu te trouxe? Deixe seus comentários e sugestões. Além disso, não se esqueça de compartilhar esse texto e as informações que reuni aqui com quem mais você acha que tem o perfil de um palestrante de impacto.

E se precisar de uma mentoria ou mais informações sobre como ser um palestrante profissional, entre em contato comigo. Será um prazer podermos trabalhar juntos e ver você deslanchar na carreira de palestrante.

Já está no ar o 1º vídeo de Stand up Comedy totalmente acessível do Brasil - 1º vídeo de Stand up Comedy totalmente acessível do Brasil

1º vídeo de Stand up Comedy totalmente acessível do Brasil

É possível que você já tenha assistido um vídeo na internet com audiodescrição, legenda ou mesmo com intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Mas um único material que reúna

Como contratar um palestrante paralímpico - Como contratar um palestrante paraolímpico?

Como contratar um palestrante paraolímpico?

Exemplo de superação, o atleta paraolímpico também se destaca como palestrante motivacional. Sua história de vida e o caminho percorrido até a glória no esporte são um ótimo enredo para

Por que contratar uma palestra sobre diversidade e humor

Por que contratar uma palestra sobre diversidade e humor?

Rir é o melhor remédio! Tal frase pode parecer clichê, mas faz todo sentido neste momento difícil que vivemos em função da pandemia do Covid-19. Desse modo, pode um palestrante

2 QUAL A RELACAO ENTRE FLAR EM PUBLICO E A AUTOESTIMA 768x768 1 - Qual a relação entre falar em público e a autoestima?

Qual a relação entre falar em público e a autoestima?

Para algumas pessoas somente pensar em ter que preparar uma apresentação, participar de uma grande reunião ou mesmo de uma conferência empresarial, em que será necessário falar em público, que

Como contratar um palestrante LGBTQI+

Como contratar um palestrante LGBTQI+?

Entre as grandes transformações pelas quais o mundo vem passando nos últimos 10 anos, a aceitação da comunidade LGBTQI+ na sociedade merece destaque. Entretanto, quantos palestrantes LGBTQI+ você conhece? Se

AVANCE NA SUA CARRERIA PROFISSIONAL - Avance na sua carreira profissional. Seja um palestrante!

Avance na sua carreira profissional. Seja um palestrante!

Estudar, buscar novas áreas de conhecimento, se aprofundar em assuntos de seu interesse profissional e evoluir na carreira que escolheu para a vida. Todos são conselhos valiosos para quem deseja

VOCE-SABE-COMO-TRANSFORMAR-OBJETIVOS-EM-RESULTADOS

Você sabe como transformar objetivos em resultados?

Boa parte do trabalho de um palestrante motivacional é feito de maneira solitária. Questões como organização da agenda de palestras e o contato para a geração de leads, lidar com

POR QUE DEVO CONTRATAR UM PALESTRANTE PCD (Pessoa com Deficiência)

Por que devo contratar um palestrante PCD

Nos últimos 30 anos o mundo vem passando por profundas mudanças tecnológicas e comportamentais. Com isso, a Pessoa com deficiência passou a ter o seu espaço na sociedade. Em primeiro

Como ser um palestrante profissional 3 - Como ser um palestrante profissional

Como ser um palestrante profissional

Para ser um palestrante profissional você precisa dispor de empenho e dedicação à sua evolução pessoal e de carreira. Necessita de constante capacitação em sua área de atuação para, assim,

ARTHUR BUGER E LUANA GÉNOT

A importância de contratar palestrantes negros para a sua empresa

Um dos pilares da atividade de um palestrante motivacional são as suas experiências pessoais. E uma situação vivenciada por muitos palestrantes é o racismo. O preconceito racial é sentido de

5 DICAS PARA TER UMA PALESTRA ATRAENTE

5 dicas para ter uma palestra atraente

Neste texto vou te apresentar alguns pontos fundamentais para a preparação de uma palestra de sucesso. Você vai descobrir pontos chaves para chegar o público-alvo e poder sair da exposição

5 tendências para as palestras motivacionais após a pandemia

5 tendências para as palestras motivacionais após a pandemia

Vivemos um período de incertezas e indefinições em função da pandemia do COVID-19. Para o palestrante motivacional é o momento para ampliar os horizontes, estudar e fazer contatos. Porém é

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fechar Menu